Notícias
Campanha “Não seja o próximo alvo” no Irmão Artur
Categoria: Desenvolvimento SocialSecretarias: Educação, Cultura e Esportes
Desenvolvimento Social
Departamentos: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - COMDICA
Conselho Municipal Antidrogas - COMAD
Data de Publicação: 28 de dezembro de 2022
Crédito da Matéria: Caroline Cesca
Fotos: Caroline Cesca
No dia 08 de dezembro, os alunos do 5º ao 9º ano da EMEF Irmão Artur Francisco receberam a apresentação da campanha antidrogas “Não seja o próximo alvo”.
A atriz Ana P mostrou, por meio de uma caixa, que o uso de substâncias torna-se uma prisão, fazendo com que o dependente químico se sinta sem saída deste vício. Como complemento, ao final, a psicóloga Marina Duda conduziu uma reflexão com os alunos sobre a apresentação, além de sanar dúvidas sobre o assunto.
O uso de drogas e a dependência química tem aparecido como um problema cada vez mais cedo – na maioria das vezes, já na adolescência. Dentre as muitas ações que podem auxiliar as famílias na prevenção do uso de substâncias, está em ser um exemplo para o seu filho.
Melhor do que ensinar pelo que se fala, é ensinar pela forma como se age. Crianças e adolescentes absorvem aquilo que veem e vivenciam ao seu redor. É fundamental ser um exemplo, agir hoje da maneira que você pensa que seu filho deve agir no futuro. A ciência comprova que a observação dos comportamentos dos pais no uso de cigarro, álcool e outras drogas, aumenta as chances do envolvimento dos filhos com as mesmas.