Notícias
Campanha de Vacinação contra influenza
Categoria: SaúdeSecretarias: Saúde
Data de Publicação: 6 de abril de 2023
Fonte: Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde, por meio das Secretarias Estaduais e Municipais da Saúde, realizará a 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza no período de 10 de abril a 31 de maio de 2023.
A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A vacinação permite, ao longo do respectivo ano, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde.
A vacina usada na campanha é composta por três tipos de cepas do vírus Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B). Para adultos, o esquema é de dose única. Crianças abaixo dos 9 anos de idade, se estiverem fazendo a imunização para a gripe pela primeira vez, fazem duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas.
Na campanha contra a influenza, o público-alvo são os seguintes grupos:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)
- Gestantes
- Puérperas (todas as mulheres no período até 45 dias após o parto)
- Povos Indígenas
- Trabalhadores da Saúde (todos os trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade)
- Idosos com 60 anos e mais
- Professores e demais funcionários das escolas públicas e privadas,
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (Doença respiratória crônica, Doença cardíaca crônica, Doença renal crônica, Doença hepática crônica, Doença neurológica crônica, Diabetes, Imunossupressão, Obesos grau III, Transplantados e Portadores de trissomias)
- Pessoas com deficiência permanente (Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas, Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo, Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos, Indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais como trabalhar, ir à escola, brincar etc.)
- Profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas
- Caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso e trabalhadores portuários
- Funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Todos os Postos de Saúde estarão realizando a imunização, no horário de atendimento de cada unidade. Em caso de dúvidas, entre em contato com a ESF de sua referência.
Vacinação contra a Influenza no interior
A Secretaria de Saúde estará disponibilizando equipes de vacinação para as Comunidades do Interior no dia 10 de abril (segunda-feira), conforme horários abaixo.
Estes postos volantes vacinarão SOMENTE as pessoas que estiverem nos salões das comunidades. Todas as pessoas devem vir com a carteira de vacinação para o registro da dose a ser administrada, bem como de um documento de identificação comprovando a idade.
EQUIPE 01
18h - São Francisco do Retiro
18h30min - São Valentim
19h15min - Pedancino
EQUIPE 02
18h - São Roque
18h30min - Santo Antônio da 2ª
19h - São José da 3ª
19h30min - Nossa Senhora das Graças
EQUIPE 03
18h - Lageadinho
18h30min - Monte Bérico
19h - Vila Azul
EQUIPE 04
18h - São José da 1ª
18h30min - Nossa Senhora Auxiliadora
19h - Nossa Senhora da Saúde
EQUIPE 05
17h30min - São José da Nona
18h10min - Monte Claro
18h40min - Nossa Senhora da Glória
19h - Nossa Senhora da Pompéia
19h40min - São Gotardo