Notícias
Veranópolis intensifica aplicação de vacina contra o Sarampo
Categoria: SaúdeSecretarias: Saúde
Data de Publicação: 23 de junho de 2025
O Brasil encontra-se em alerta para o risco iminente de reintrodução do vírus do sarampo devido à presença de indivíduos não vacinados e ao fluxo de viajantes provenientes de países com casos e surtos confirmados, como os Estados Unidos, Canadá e Argentina.
O sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, potencialmente grave, transmissível, extremamente contagiosa por gotículas e aerossol - 90% dos comunicantes suscetíveis são infectados. Portanto a partir da suspeita torna-se essencial o isolamento respiratório e uso de máscara cirúrgica até 4 dias a contar da data de início do exantema. O período de incubação pode variar entre 7 e 21 dias. O período transmissibilidade inicia-se seis dias antes do exantema e dura até quatro dias após seu aparecimento.
Devido ao aumento de casos, a Secretaria Municipal de Saúde de Veranópolis solicita que as pessoas não vacinadas ou com esquema incompleto contra o sarampo, devem procurar o Posto de Saúde mais próximo. Quem atua com atendimento a turistas também deve receber a vacina.
É necessário que você leve o cartão ou caderneta de vacinação. Isso vale para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade:
* Dose zero de tríplice viral em crianças de seis a 11 meses de idade,
* Vacinação de pessoas de 12 meses a 59 anos de idade de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação,
* Indicação de uma dose da vacina tríplice viral em pessoas a partir dos 60 anos de idade, não vacinadas ou sem comprovante de vacinação para o sarampo e a rubéola.
Procure o quanto antes o seu Posto de Saúde!