Notícias
Veranópolis assina Termo de Cooperação com o Estado para desassorear rios no Município
Categoria: GabineteSecretarias: Gabinete do Prefeito
Data de Publicação: 13 de junho de 2025
O prefeito de Veranópolis, Cristiano Valduga Dal Pai, esteve em Porto Alegre na última quinta-feira, dia 12 de junho, para assinar o Termo de Cooperação do programa Desassorear RS, na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano. O objetivo do programa é executar serviços de desassoreamento, limpeza de canais, córregos, rios e galerias de drenagem que foram afetados durante a enchente do ano passado. O programa faz parte do Plano Rio Grande e beneficia Municípios que decretaram emergência por causa das chuvas intensas do ano passado.
Em Veranópolis, Rio das Antas, Arroio Jaboticaba e Rio Retiro irão fazer parte do programa na altura das localidades de Nossa Senhora da Paz, Santa Bárbara, Barros Cassal e São Francisco do Retiro. O projeto precisou ser atualizado pela atual administração municipal, principalmente relacionado ao local de destino temporário dos resíduos. Com o novo estudo desenvolvido, o material será alocado para um ‘bota espera’ provisório e, posteriormente, no fim do terreno do Aeroclube.
O ASSOREAMENTO
O assoreamento é o acúmulo de sedimentos, como argila, silte, areia, cascalho e resíduos orgânicos e inorgânicos depositados nos recursos hídricos superficiais, seja por eventos naturais, como no caso da enchente, ou pela ação humana. Este é um processo natural que pode ser intensificado com eventos climáticos extremos, o que faz diminuir a capacidade de retenção do volume de água no recurso hídrico. Quando ocorre, o assoreamento contribui para alagamentos, cheias e enchentes.