Free cookie consent management tool by TermsFeed Policy Generator

Notícias

Desassorear RS: Veranópolis é beneficiada, mas tem desafios técnicos para corrigir

Categoria: Agricultura e Meio Ambiente
Secretarias: Desenvolvimento Social
Governo e Inovação
Desenvolvimento Rural
Data de Publicação: 3 de fevereiro de 2025


desassorear-rs-veranopolis-e-beneficiada-mas-tem-desafios-tecnicos-para-corrigir

Veranópolis foi um dos municípios contemplados pelo Programa de Desassoreamento do Rio Grande do Sul (Desassorear RS), iniciativa do Governo do Estado que destina recursos para a limpeza de arroios, canais de drenagem e sistemas pluviais.
Veranópolis está incluída no eixo 1, com quatro locais identificados para desassoreamento. No entanto, segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Wiliam Dornelles, o projeto apresentado no ano passado precisará ser revisado devido a inconsistências. Um dos pontos é o Rio das Antas, em que o local apontado já foi alagado com a subida do nível da água após a retomada da barragem da Usina 14 de Julho. No Rio Jaboticaba, na localidade de Barros Cassal, a prefeitura já realizou o desassoreamento devido às obras de reconstrução da ponte na região.
Outro desafio é o destino do material retirado dos rios. O projeto anterior previa o descarte nas imediações da oficina de máquinas da prefeitura, mas a capacidade do local é de apenas 11 mil metros cúbicos, enquanto a previsão de remoção ultrapassa os 18 mil metros cúbicos. Além disso, o espaço já é ocupado por maquinários.
Diante desses desafios, será necessário refazer estudos e planejamentos detalhados para ajustar o projeto feito no ano passado e submetê-lo novamente ao Governo do Estado para reavaliação. Esse processo pode resultar em atraso no início das obras de desassoreamento.

© Copyright 2025 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Veranópolis/RS