Free cookie consent management tool by TermsFeed Policy Generator

Notícias

Alerta – Casos de Chikungunya em Veranópolis

Secretarias: Saúde
Data de Publicação: 26 de janeiro de 2024


alerta-casos-de-chikungunya-em-veranopolis

A Secretaria de Saúde de Veranópolis, por meio do setor de Vigilância em Saúde, alerta a população sobre a existência de casos autóctones (casos contraídos na zona da residência) de Chikungunya no município, doença que é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. 

Com essa confirmação de casos de Chikungunya em Veranópolis é muito importante que todas as pessoas cuidem ao máximo e eliminem pontos que possam acumular água parada, que coloquem telas nas caixas d’água e que seja usado cloro em todas as piscinas, inclusive nas infantis, para evitar que essa água parada vire um possível criadouro do mosquito, que além da Chikungunya, também transmite a Zika e a Dengue. 

 Fique atento aos sintomas da doença, que geralmente aparecem depois de uma semana de infecção, e procure atendimento médico: 

  • Febre e dor nas articulações; 
  • Dor muscular (dores pelo corpo); 
  • Dor de cabeça; 
  • Fadiga (cansaço); 
  • Erupção. 

As pessoas contaminadas também podem ter: 

  • Dores locais, como atrás dos olhos, nas articulações, no abdômen ou nos músculos. 
  • São comuns sintomas como febre, calfrios, fadiga, febre alta, febre leve ou suor, além de náusea ou vômito. 
  • Dores nas articulações, de cabeça, inchacho dos gâglios ou irritação na pele também podem ser sintomas da Chicungunya. 

 

Faça a sua parte, elimine pontos com água parada e use repelente de mosquito. Prevenir é uma responsabilidade de todos!

 

Em caso de dúvidas ou denúncias entre em contato com a Secretaria da Saúde (54) 3441-1458 e converse com o setor de Endemias. 

 

Saiba mais sobre a Chikungunya: 

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/chikungunya 

© Copyright 2025 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Veranópolis/RS