Notícias
Votação da Consulta Popular 2023 começa em 27 de novembro
Secretarias: Turismo e LazerGoverno e Inovação
Data de Publicação: 24 de novembro de 2023
A votação da Consulta Popular 2023, ferramenta democrática e participativa que define as prioridades regionais que vão ser incorporadas ao Orçamento do Estado em 2024, tem início na segunda-feira, 27 de novembro. Cidadãos de todo o Rio Grande do Sul poderão votar nas ações que consideram essenciais para sua região ou município até 1º de dezembro. O governo estadual investirá R$ 60 milhões nos projetos escolhidos. O valor será distribuído entre as 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).
Para participar da votação, basta que o cidadão acesse o portal da Consulta Popular com o título de eleitor e escolha a ação que deseja ver implementada. No passo seguinte, ele será encaminhado para a cédula de votação regional, que contém entre cinco e dez ações definidas a partir do Caderno de Demandas Elegíveis pelas assembleias regionais.
Na Região do Corede Serra as opções são (para escolha de apenas uma):
1- Socialização dos Idosos - Realização de atividades sociais e culturais
2 - Desenvolvimento do Turismo
3 - HUB de Inovação Regional - Inova Bento
4 - Fortalecimento Vínculos: reconstruindo caminhos para uma comunidade segura em Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Nova Prata
5 - Apoio ao roteiro turístico “Caminhos de Caravaggio”
6 - Cidades mais seguras: qualificando a gestão de riscos de desastres
- A indicação de votação é o projeto “Desenvolvimento do Turismo”, que pode ser aplicado em qualquer ação para o desenvolvimento, como qualificação, promoção, infraestrutura do turismo em Veranópolis e região.
Instituída no Rio Grande do Sul em 1998, a Consulta Popular está consolidada como mecanismo participativo por meio do qual a população ajuda a definir em quais ações parte do orçamento anual será investido.
Link para votação da Consulta Popular: