Notícias
Saúde da Mulher
Secretarias: SaúdeData de Publicação: 29 de agosto de 2023
O município de Veranópolis oferece implante anticonceptivo como estratégia de incorporação nos cuidados à saúde da mulher.
A atenção à saúde sexual e reprodutiva é uma das áreas de atuação prioritárias das equipes de saúde do município de Veranópolis e devem ser ofertadas observando-se como princípio, o respeito aos direitos sexuais e reprodutivos da mulher, que implica em oferta de métodos e técnicas para a concepção e a anticoncepção, pautada em livre escolha informada, bem como acompanhada pelos profissionais da saúde.
Neste sentido, a Secretaria da Saúde de Veranópolis, instituiu em 2022 um grupo de trabalho multidisciplinar, com profissionais vinculados a essa secretaria, para deliberar, organizar e instituir novos protocolos e diretrizes para as condutas de atenção à Saúde da Mulher. Este grupo multidisciplinar foi constituído pela gestão, enfermeiras, técnico de enfermagem, ginecologistas e obstetras, farmacêutica, assistente social, psicóloga, médico de estratégia de saúde da família e odontóloga.
Dentre as pautas de trabalho, foram elencados os acompanhamentos do Pré-Natal Habitual, a adequação e aquisição de novos exames complementares no acompanhamento da gestante, a organização e disponibilização de novos fluxos ao planejamento sexual e reprodutivo e a aquisição de novos métodos contraceptivos e complementação municipal a serviços de média complexidade, como a laqueadura. A fim de disponibilizar às usuárias da atenção básica do município uma aproximação, resolubilidade e excelência no acompanhamento da saúde da Mulher.
Uma das grandes novidades e idealização deste grupo foi fomentar as estratégias de Planejamento Familiar e desta forma incorporar dentre os métodos anticonceptivos já disponíveis no Sistema Único de Saúde no município de Veranópolis, o Implante Subcutâneo Liberador de Etonogestrel, para a prevenção da gravidez não planejada por mulheres adultas em idade reprodutiva.
Neste primeiro momento, foram adquiridos 100 dispositivos subdérmicos (IMPLANON) que serão disponibilizados para mulheres que já estão em seguimento médico ginecológico ou de saúde da família em uma das unidades da rede municipal de saúde de Veranópolis, que apresentarem os critérios de ilegibilidade.
Importante destacar que o Sistema Único de Saúde já disponibiliza no município métodos contraceptivos como preservativo masculino, preservativo feminino, anticoncepcionais hormonais orais e injetáveis, anticoncepção de emergência, DIU com cobre, laqueadura tubária e vasectomia.
Ampliar as ofertas nos serviços de saúde é importante para melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram em Veranópolis.
Fotos: SMS


