Notícias
Campanha “Não seja o próximo alvo” no Virgínia Bernardi
Categoria: Desenvolvimento SocialSecretarias: Educação, Cultura e Esportes
Desenvolvimento Social
Departamentos: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - COMDICA
Conselho Municipal Antidrogas - COMAD
Data de Publicação: 21 de dezembro de 2022
Crédito da Matéria: Caroline Cesca
Fotos: Caroline Cesca
No dia 02 de dezembro, os alunos da EEEF Professora Virginia Bernardi receberam a apresentação da campanha antidrogas “Não seja o próximo alvo”.
A ação contou com a atuação da artista Ana P. Por meio de uma caixa, a atriz mostrou o que ocorre após o uso de substâncias, fazendo com que o dependente químico se sinta preso e sem saída deste vício. Ao final, a psicóloga Marina Duda conduziu uma reflexão com os alunos sobre a apresentação, além de sanar dúvidas sobre o assunto.
A adolescência é uma fase importante, caracterizada por mudanças, conflitos, descobertas e desafios, e por consequência os fatores de risco para o uso de drogas podem aumentar. Dentre as muitas ações que podem auxiliar as famílias na prevenção do uso de substâncias está a comunicação.
O filho(a) precisa entender que o ambiente familiar é onde ele(a) pode conversar sobre qualquer coisa. Se o jovem for repreendido, ou não for dada atenção ao que ele quer falar, as chances dele se abrir novamente diminuem. Os pais não precisam concordar com tudo o que o filho diz, mas é importante ouvir, pensar junto, dar sua opinião e acolher o que ele está falando.
A campanha é promovida pela Prefeitura de Veranópolis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Longevidade, juntamente com os Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Municipal Antidrogas, com apoio das empresas Oleoplan e Ceran.