Notícias
Campanha “Não seja o próximo alvo” no IFRS
Categoria: Desenvolvimento SocialSecretarias: Educação, Cultura e Esportes
Desenvolvimento Social
Departamentos: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - COMDICA
Conselho Municipal Antidrogas - COMAD
Data de Publicação: 19 de dezembro de 2022
Crédito da Matéria: Caroline Cesca
Fotos: Caroline Cesca
Na tarde do dia 1º de dezembro, o campus Veranópolis do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS, recebeu a apresentação da campanha antidrogas “Não seja o próximo alvo”.
Um novo padrão que vem surgindo na atualidade é o estilo de vida da instantaneidade, no qual o desejo e o prazer é agora. Liberações de hormônios, como a Dopamina, traduzem a sensação de prazer e satisfação, fazendo com que se busque isto de forma corriqueira e rotineira. É o que ocorre com o uso de substâncias.
Por esse motivo, a ação foi voltada aos alunos do Ensino Médio e contou com a performance da atriz Ana P. Por meio de uma caixa, a artista mostrou como o uso de substâncias prejudicam a vida, sendo a porta para um futuro com problemas de saúde física e mental. Após, a psicóloga Marina Duda conduziu uma reflexão sobre a apresentação, reforçando que o uso precoce e prolongado de substâncias químicas nesta idade afeta um cérebro ainda em formação, prejudicando seu funcionamento pleno.
A campanha é promovida pela Prefeitura de Veranópolis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Longevidade, juntamente com os Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Municipal Antidrogas, com apoio das empresas Oleoplan e Ceran.