Notícias
Idosos de Veranópolis terão projeto voltado à inclusão digital
Categoria: Desenvolvimento SocialSecretarias: Desenvolvimento Social
Data de Publicação: 4 de fevereiro de 2026
No dia 20 de março, terá início o grupo Conectando Vidas, uma iniciativa do Núcleo Socioassistencial do Instituto Moriguchi em parceria com o Município de Veranópolis, voltada às pessoas idosas com 60 anos ou mais, com o objetivo de promover inclusão digital, convivência social e fortalecimento de vínculos.
O grupo nasce, primeiramente, para os idosos atendidos pelo próprio Instituto Moriguchi, ampliando as ações já desenvolvidas pela instituição no campo do envelhecimento, da longevidade e da qualidade de vida. Ao mesmo tempo, entendendo a importância do trabalho em rede, o Instituto realizou convites e articulações com outras instituições e serviços da política de assistência social.
Nesse sentido, foi estabelecida uma parceria com o Lar São Francisco, possibilitando que idosos daquela instituição participem do grupo, ampliando seus espaços de convivência, socialização e acesso a atividades socioeducativas fora do ambiente institucional. Essa articulação busca contribuir para a redução do isolamento social e para o fortalecimento da autonomia e do protagonismo da pessoa idosa.
Além disso, foram ofertadas vagas para a Secretaria de Desenvolvimento Social.
Em breve, serão divulgadas formas de participação.
O Conectando Vidas tem como foco a inclusão digital, ensinando os participantes a utilizar melhor o telefone celular, WhatsApp, redes sociais, chamadas de vídeo, produção de fotos e vídeos, além de orientações importantes sobre prevenção de golpes no ambiente digital. Essas atividades contribuem para o fortalecimento da autonomia, da autoestima, da comunicação e da participação social da pessoa idosa.
Seguimos fortalecendo parcerias, ampliando redes e construindo, juntos, caminhos para um envelhecimento mais ativo, participativo e com mais qualidade de vida.
