Notícias
Inicia a capina elétrica nas vias públicas de Veranópolis
Categoria: Infraestrutura UrbanaSecretarias: Infraestrutura Urbana
Data de Publicação: 1 de abril de 2025
Na manhã desta terça-feira, 1º de abril, a Secretaria de Infraestrutura Urbana de Veranópolis deu início aos trabalhos de capina nas vias públicas do município. A iniciativa atende a uma das principais demandas da comunidade: a limpeza urbana.
O vice-prefeito João Guilherme Mazetto destacou a importância dessa ação. “Esse é um dos maiores pedidos da população. As ruas do nosso município estão tomadas de vegetação há meses, e buscamos uma alternativa rápida, barata e eficaz. Esse método traz economia para o município e mais agilidade ao processo de capina, deixando a cidade ainda mais limpa”, afirmou.
A secretária de Infraestrutura Urbana, Bruna Favero Pessin, explicou que a capina é o serviço de roçada com retirada da vegetação do meio-fio e de locais onde não deveria haver crescimento de plantas, seguido da limpeza e recolhimento do material. “Os serviços são essenciais para evitar o acúmulo de vegetação nas vias. As equipes atenderão os bairros com mais agilidade e frequência, conforme um cronograma, evitando o excesso de mato nas ruas ao longo dos meses”, explicou.
Para o prefeito Cristiano Valduga Dal Pai, a principal vantagem da capina elétrica é sua eficiência. “Temos mais um instrumento para contribuir com a limpeza da cidade. Com esse equipamento, agilizamos o processo de capina em diversas regiões, reduzindo o retrabalho das equipes, especialmente no período chuvoso, quando a vegetação cresce mais rapidamente”, disse. O prefeito também ressaltou a preocupação do governo municipal com o meio ambiente. “Usar um equipamento menos agressivo e eficaz no seu objetivo é uma solução muito interessante para o município”.
Capina elétrica: tecnologia sustentável
O novo método de capina impede o crescimento da vegetação ao eliminar suas raízes e sementes. A tecnologia permite um controle eficiente das ervas daninhas e plantas invasoras sem o uso de herbicidas, eliminando completamente o residual vegetativo a partir da quarta aplicação.
A capina elétrica utiliza energia de alta tensão, aplicada por meio de "vassouras" acopladas ao equipamento que passam sobre a vegetação. Esse processo não emprega qualquer substância química, garantindo segurança ambiental e evitando riscos de contaminação ao meio ambiente ou à população.
Com essa iniciativa, Veranópolis reafirma seu compromisso com a limpeza urbana, a sustentabilidade e o bem-estar da comunidade.