Notícias
Veranenses participam do Congresso de Turismo
Secretarias: Turismo e LazerData de Publicação: 2 de dezembro de 2024
Aconteceu nos dias 27 e 28 de novembro, na cidade de Antônio Prado, o 8º Congresso Internacional de Turismo da Região Uva e Vinho - Serra Gaúcha, com o tema “Patrimônio Cultural: oportunidades e vulnerabilidades”.
Evento que contou com a participação da Turismóloga da Secretaria de Turismo e Cultura de Veranópolis, Gisele Martins da Cunha, e membros do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo. Momento reflexivo sobre questões referentes a patrimônio cultural.
Na oportunidade o empreendedor de Veranópolis, Juliano Holderbaum do Serra Parque Jaboticaba, primeira unidade de conservação do município, destacou a importância da preservação do Patrimônio Natural. Com uma área de 6 hectares, o parque é a ponta de um importante corredor ecológico que abriga diversas espécies. A mata presente no parque é resultado do processo de regeneração natural de antigas roças abandonadas pelos imigrantes italianos e que já dura mais de 30 anos. Além disso, o parque é cortado pelo Rio Jaboticada, cujas nascentes se encontram em Veranópolis, sendo este um importante afluente do Rio das Antas, que posteriormente se transforma no Rio Taquari. Empreendimento que tem como objetivos a educação ambiental, a preservação das espécies de fauna e flora, a realização de pesquisas, bem como o combate ao desmatamento e a caça ilegal. Apesar de ainda estar em fase de estruturação, o parque está aberto para visitas agendadas com guia, onde os visitantes podem participar de diversas atividades, como trekking com diferentes níveis de dificuldade em percursos naturais, passeios em veículos 4×4 e banho de rio.
Fotos: SETUR

