Notícias
1ª Mostra Longevidade e Bem-Estar
Secretarias: Desenvolvimento SocialTurismo e Lazer
Saúde
Data de Publicação: 14 de novembro de 2023
Fotos: Leticia Ana Fracasso
Aconteceu no centro da cidade, na sexta-feira, dia 10 de novembro, a 1ª Mostra Veranópolis Longevidade e Bem-Estar 2023. Evento que teve por objetivo reunir profissionais da saúde e setores ligados à longevidade, empresários, servidores públicos e a comunidade em geral, especialmente o público com mais de 50 anos, visando promover a conscientização sobre a importância do envelhecimento saudável e fornecer acesso a recursos, produtos, serviços e informações relevantes a longevidade e a qualidade de vida.
No período da noite foi realizado um ciclo de palestras que destacaram Veranópolis como a Terra da Longevidade, além de reforçar aspectos que garantem uma vida longa e como o mercado de negócios pode ir se adaptando para um mundo mais longevo, momento que foi conduzido pelo jornalista Tulio Milman.
O primeiro palestrante, Dr. Waldemar De Carli, que acompanha as atividades com os veranenses sobre os estudos da longevidade desde 1994, apresentou o que já fizemos e o que estamos fazendo em Veranópolis sobre a longevidade, destacando principalmente as ações de políticas públicas. Já o Dr. Emílio Moriguchi reforçou a importância da espiritualidade para se ter uma vida longa e destacou o quanto Veranópolis está à frente em suas pesquisas e estudos sobre longevidade. O Dr. João Senger apresentou a Trilha da Longevidade, um caminho que oferece alguns obstáculos, mas precisa ser trilhado para garantir mais qualidade de vida. E o consultor Martin Henkel trouxe aos presentes informações sobre negócios e oportunidades onde ¼ dos habitantes do Brasil possuem mais de 60 anos, destacando que a expectativa de vida é aumentar e assim, cada vez mais a população idosa vai aumentando.
A Mostra Veranópolis Longevidade e Bem-Estar serviu como um marco para compartilhar as experiências do município como Terra da Longevidade, gerando debates e propostas para melhorar ainda mais o envelhecimento saudável e a qualidade de vida das pessoas de todas as idades.
Durante a programação da Mostra alguns dos segredos da longevidade foram vivenciados por todos os presentes.
Numa intervenção cultural, junto a Rua Coberta, os alunos veranenses estiveram expondo trabalhos escolares, ao longo do dia, destacando as questões que fazem de Veranópolis a Terra da Longevidade e o Berço Nacional da Maçã. E expositores locais estiveram apresentando seus produtos a todas as pessoas que passaram pela Casa da Cultura.
No final da tarde, na Hora do Merendin, foi uma linda oportunidade onde os participantes do evento e todos que passaram pela Rua Coberta no centro da cidade, puderam confraternizar. Espaço onde foi servida uma mesa farta, com polenta, queijo, salame, torresmo, grostoli, bolo, canudo, maçã, entre tantas outras delícias, além de água, chá, café e suco de uva. Momento regado a muita integração, alegria e música.
Viver em família e comunidade, se alimentar de forma saudável, além de ter fé e estar feliz, faz bem para o corpo e para a alma, proporcionam uma vida mais longeva, com qualidade e bem-estar e revelam os segredos de viver na Terra da Longevidade.
Fotos: Leticia Fracasso