Notícias
Mel da Longevidade é recomendado pelo Ministério da Agricultura
Secretarias: Desenvolvimento RuralData de Publicação: 10 de novembro de 2023
Fotos: SMAMA
No dia 08 de novembro, Veranópolis recebeu um grupo de pessoas vindas do estado de Minas Gerais, para visita técnica na agroindústria do Mel da Longevidade.
A visita teve indicação e recomendação do Ministério da Agricultura, visto essa agroindústria ter sido a 1ª do Estado do RS a receber o selo ARTE.
O Selo ARTE caracteriza um produto próprio, com vínculo tradicional, regional e cultural, que é elaborado de forma predominantemente manual. O mel produzido pela Agroindústria Mel da Longevidade, extraído do apiário do Sr. Luiz Zanchetta, tem a característica de ser produzido em Veranópolis - Terra da Longevidade, relacionando a característica regional e cultural do município com o produto. É um Mel com características genuínas, que só podem ser vinculadas a produtos produzidos na cidade.
A missão técnica do grupo mineiro, esteve visitando outros locais da região também, mas ficou impressionado pela produção simples, mas muito bem organizada da agroindústria veranense dentro de um espaço de 48m², onde segue todas as normativas para a produção do mel.
O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Fernando Fracaro, e a Médica Veterinária -
Coordenadora do Setor de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Daniele Andreazza, estiveram acompanhando a visita do grupo junto a família Zanchetta.
A Missão Técnica de Minas Gerais foi composta por:
- MARCÍLIO ALISSON FONSECA DE ALMEIDA – Prefeito de Arinos/MG e Presidente do Consórcio de Saúde e Desenvolvimento dos Vales do Noroeste de Minas – Convales
- MANOEL JOSÉ DE FARIA – Produtor Rural e Vice-Presidente da Cooperativa Agropecuária de Unaí – CAPUL
- THIAGO BEZERRA BORBA – Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Bonfinópolis de Minas/MG
- ISABELLA MAGALHÃES VALADARES – Secretária de Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Arinos/MG
- ROSÂNGELA DIVINA BORGES CALDEIRA – Coordenadora Geral do SIM/Convales
- REGIANE CRISTINE JOSLIN MENDES – Médica Veterinária e Gestora de Projetos da CAPUL
- MARCELO ANTONIO DA SILVA – Gerente de Segurança Alimentar do SIM/Convales
- JHENIFER MARIANY DE ALMEIDA LIBERATO – Técnica de Alimentos do SIM/Convales
- ADRIANE FERNANDES ROCHA – Colaboradora do Depto. Técnico da CAPUL
- JOSÉ NERES DE SANTANA – Produtor Rural no município de Cabeceira Grande/MG
- DANIELE DA SILVA MOREIRA – Analista Técnica do SEBRAE Minas
- WARLEY HENRIQUE DA SILVA – Analista Técnico do SEBRAE Minas





