Notícias
Mais de 130 crianças se formam no PROERD
Secretarias: Educação, Cultura e EsportesDesenvolvimento Social
Data de Publicação: 28 de setembro de 2023
Fotos: Leticia Ana Fracasso
Na noite desta quarta-feira, dia 27 de setembro, aconteceu no Salão N.S. de Lourdes, a solenidade de formatura das primeiras turmas de 2023 do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.
O PROERD consiste em uma ação conjunta entre a Brigada Militar, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o uso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem para o uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.
Em todo o Estado o Programa já formou muitos estudantes e, em Veranópolis, até o final deste ano, serão em torno de 260 alunos, instruídos para viver sobriamente sem envolver-se com ações de violência, colaborando assim para a construção uma sociedade com cidadãos capacitados para fazerem a melhor escolha para suas vidas. Nesta noite, se formaram as primeiras turmas de 2023, num total de 132 alunos dos 5º anos de três Escolas Municipais: Adriano Farina, Irmão Jerônimo e Felipe dos Santos.
Durante a formatura os alunos realizaram o compromisso em resistir às drogas e à violência, além de respeitar e ajudar seus semelhantes. Receberam uma medalha, certificado e camiseta de conclusão da capacitação do PROERD. Algumas crianças ganharam, por meio de sorteio, bolas que foram doadas pelas empresas Player, Keeper e Regbol, e três alunos tiveram seus textos escolhidos como os destaques no Concurso de Redação que todos participaram. Os prêmios de 1º e 2º lugar, uma bicicleta e uma Alexa, foram adquiridos pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e pelo Conselho Municipal Antidrogas de Veranópolis, e o 3º lugar, curso de 1 ano de inglês, foi através do apoio da Escola de Inglês NEWAGE.
O município de Veranópolis agradece à Brigada Militar pela iniciativa do Projeto, e principalmente à Soldado Alice Ferruda, pelo lindo trabalho desenvolvido nas aulas com as crianças dos 5º anos das Escolas Municipais.
O evento teve a participação do Leão Dare, mascote do PROERD, que animou a noite. E o lanche a todas as pessoas foi oportunizado pela Cooperativa Sicredi, em parceria com a Cia da Alegria e o local foi disponibilizado para a solenidade pela Paróquia São Luiz Gonzaga.
Ato que foi contou com a participação dos alunos das Escolas Municipais Adriano Farina, Irmão Jerônimo e Felipe dos Santos, professores e familiares, além das autoridades Prefeito de Veranópolis, Waldemar de Carli, representando o Presidente da Câmara de Vereadores, a Vereadora Maria de Lourdes Gregol, Sub Comandante do 3º BPAT (Bepat), Capitã Estefanie Fagundes Gomes Caetano, Comandante da 2ª Companhia, Capitã Caroline Bresolin, Comandante do 3º Pelotão de Veranópolis, Sargento Luiz Gustavo Spasin, Sargento Talisson Goet, Soldado Ferruda, Vereador, Cristiano Valduga Dal Pai, Secretária de Educação, Esportes, Lazer e Juventude, Izabel Cristina Durli Menin, Secretária de Desenvolvimento Social, Habitação e Longevidade, Presidente do Comdica e Presidente do Conselho Municipal Antidrogas , Fabiane Parise, Vice-Presidente do Conselho Municipal Antidrogas, Manuela Costamilan Generosi.
A Terra da Longevidade segue oferecendo oportunidades ao desenvolvimento das crianças veranenses inclusive na prevenção do uso de drogas e da violência.