Notícias
Famílias Acolhedoras: programa é apresentado a comunidade veranense
Secretarias: Desenvolvimento SocialData de Publicação: 23 de agosto de 2023
Fotos: Leticia Ana Fracasso
A Secretaria de Desenvolvimento, Habitação e Longevidade de Veranópolis, por meio do CREAS, realizou no dia 21 de agosto, no Centro de Convivência Ivo Zanella, a divulgação do Programa Famílias Acolhedoras.
O evento contou com a presença do Promotor de Justiça, Dr. Lucio Flavo Miotto, o qual destacou a importância do Programa para o município e o compromisso em trazer de volta para a cidade as cinco crianças que hoje estão num Abrigo em Taquara.
Em seguida, a Juíza de Direito, Dra. Vanessa Nogueira Antunes Ferreira, fez uso da palavra e relatou a experiência que vivenciou em outro município que já possuía o Programa Famílias Acolhedoras. Destacou que as crianças que são retiradas de suas famílias só buscam afeto e acolhimento e que os acolhedores serão lares provisórios que contribuíram para a construção de uma vida melhor para essas crianças e adolescentes.
Os integrantes do CREAS de Veranópolis apresentaram detalhadamente como funciona o Programa Famílias Acolhedoras aos presentes e reforçaram o desejo de ter pelo menos dez famílias cadastradas e aptas no município para poder receber as crianças e adolescentes que necessitam de acolhimento. Um dinâmica realizada com os participantes relatou de forma simples como funciona esse acolhimento. Cada pessoa recebeu um balão, foi solicitado que quando enchessem o mesmo pensassem em bons sentimentos, no final amarram o balão e jogaram ao ar, e a reflexão é que, quando se recebe uma criança ou adolescente a ser acolhido, a família deve lhe passar afeto, carinho, respeito, compreensão, amor, disciplina, cuidado… contribuindo para que tenha uma vida com qualidade e direitos preservados, para que depois siga seu caminho, seja para o retorno de sua família de origem ou para a adoção.
A Secretária de Desenvolvimento Social, Fabiane Parise, o Vice-Prefeito, Thomas Schiemann e o Prefeito de Veranópolis, Waldemar De Carli, reforçaram a importância da parceria com a comunidade para que o programa se efetive no município.
O que é Acolhimento Familiar?
Uma alternativa a inserção de crianças e adolescentes em "abrigos".
Benefícios:
- Atendimento individualizado em ambiente familiar que proporcione afeto, acolhimento e segurança para a criança ou adolescente;
- Estabelecimento de vínculos afetivos mais estáveis;
- Vivência de novas experiências.
Objetivos:
- Evitar a institucionalização da infância e juventude, assegurando o direito à convivência familiar e comunitária para crianças e adolescentes;
- Ofertar proteção e cuidados à criança ou adolescentes participantes do programa;
- Priorizar o retorno à família de origem, quando possível, ou na impossibilidade desta o encaminhamento à adoção.
Importante:
Para custear as despesas com a inclusão de um novo integrante familiar há um incentivo financeiro custeado pelo Programa Famílias Acolhedoras de Veranópolis.