Notícias
CRAS Tecendo Reflexões: Desvelando a Violência Escolar e Cultivando Empatia
Departamentos: CRASData de Publicação: 16 de agosto de 2023
Fotos: CRAS
A violência escolar é um fenômeno preocupante no Brasil. No início desse ano (2023), em âmbito nacional, houve grande mobilização nas escolas em detrimento de atos de violência de grande proporção. Esse tema mobilizou o CRAS a planejar oficinas com objetivo de problematizar o assunto, ampliando a compreensão e fazendo uso do pensamento crítico sobre essa questão.
Portanto, foram realizadas oficinas nos dias 08, 10, 14 e 15 de agosto no espaço institucional do Instituto Federal de Veranópolis em que foram mobilizados 105 adolescentes com faixa etária entre 13 e 17 anos.
O tema repercutiu de modo a ficarem salientadas que as agressões, cotidianamente, nem sempre são físicas, casos de violência psicológica são bem mais comuns e menosprezados, pois constantemente são julgados como “brincadeira”. Nesse aspecto, foi dada ênfase aos prejuízos desse tipo de “brincadeira” pois podem gerar sofrimentos ainda maiores do que a violência física, tais como: queda no desempenho escolar, desejo de morrer, dor de cabeça, transtorno de ansiedade, falta de apetite, distúrbio de sono, problemas no estômago, depressão, irritabilidade, transtornos alimentares.
A equipe do CRAS apresentou aos estudantes um pequeno texto baseado em uma reflexão de Sócrates sobre as três peneiras: Verdade, Bondade, Necessidade. Para o filósofo, antes de dizermos algo sobre alguém, seria importante pensar nesses três aspectos: É verdade o que me contaram? O que vai me contar gostaria que outros também dissessem a seu respeito? Contar-me esse fato ajuda a resolver alguma coisa, melhora algo?
Essa pequena reflexão pode auxiliar-nos, diariamente, para a construção de uma sociedade mais solidária, mais empática e pode ser um exercício precioso para a construção de nossas relações.







