Notícias
Destino Veranópolis: CAT Revela Perfil dos Turistas no Primeiro Semestre
Secretarias: Turismo e LazerData de Publicação: 20 de julho de 2023
Fotos: Divulgação
A Secretaria de Turismo e Cultura de Veranópolis apresenta os dados referentes aos atendimentos realizados no Centro de Atenção ao Turista – CAT, localizado na Casa Saretta, próximo à principal entrada da cidade.
Durante o primeiro semestre deste ano, foram atendidos 948 turistas, um decréscimo de 6% comparado ao mesmo período em 2022 e um aumento de 7% comparado a 2019, o que manteve os números aproximados aos atendimentos realizados antes da pandemia da Covid-19.
Os principais estados de origem destes visitantes foram Rio Grande do Sul (73%), Santa Catarina (6,6%), Paraná (4,8%) e São Paulo (4,2%). Gaúchos de diversas regiões foram atendidos no CAT: Região Metropolitana, Uva e Vinho, Costa Doce (sul), Rota Germânica, Vale do Taquari, Litoral Norte e centro do Estado. Cerca de 4,8% dos visitantes atendidos vieram de outros países: Estados Unidos, Argentina, Paraguai e Uruguai.
A maioria dos visitantes – 48,5,% - eram casais sem filhos ou estavam viajando sozinho e 33,5% viajavam em família ou grupo de amigos composto de até 5 pessoas. Apenas 18% estavam viajando em grupos compostos de mais de cinco pessoas ou em excursão.
A maior frequência dos visitantes registrada na Casa Saretta foi aos sábados (35,9%), seguida do domingo (17,4%), totalizando mais da metade das visitações no final de semana (53,3%). Os outros dias da semana com grande movimentação foram terças e quintas-feiras (10,8% em cada dia).
O CAT da Casa Saretta funciona de segunda a sexta-feira das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 16h. No primeiro semestre deste ano, o CAT esteve com as portas fechadas em apenas seis dias em datas pontuais, sendo que em cinco dias da realização da XI Femaçã o atendimento foi realizado no estande do turismo e não foi contabilizado.
A Casa Saretta abriga ainda a Secretaria de Turismo e Cultura e a Loja do Artesão sob a coordenação da ARTEVE – Associação do Artesão de Veranópolis.







