Notícias
Campeonato de Mora
Secretarias: Gabinete do PrefeitoData de Publicação: 14 de julho de 2023
Nesta quinta-feira, dia 13 de julho, o Prefeito de Veranópolis, Waldemar De Carli, acompanhado pelo Secretário de Governo, Eliezer Dalla Costa, recebeu a comitiva do município de Vista Alegre do Prata para convidar os veranenses para o 1º Campeonato Regional de Mora, que acontecerá no dia 17 de setembro.
Evento que tem como objetivo o resgate cultural de preservação, manutenção e resgate das raízes das tradições da região, por meio do jogo da mora.
O convite se estende a todos os jogadores de mora de Veranópolis que desejarem participar deste campeonato, os quais poderão montar uma equipe e se inscrever junto a Secretaria de Turismo e Cultura. Haverá premiação em dinheiro para 1º, 2º e 3º lugares.
Estiveram realizando o convite Deonísio Kazmierski, Nelson Parizotto, Desidério Renostro, Ivete Maria Guizzardi Boschi e Valéria Pedron.
Saiba mais:
O jogo da mora, ou apenas mora, é uma tradição com origem na região italiana do Vêneto e levada para o Brasil pelos imigrantes. A palavra significa "morra!".
O jogo tradicionalmente é realizado em língua vêneta ou talian e se resume em acertar o número do conjunto de dedos da mão que os contendores sucessivamente apresentam sobre uma mesa, batendo os dedos sobre ela. A dificuldade é a rapidez com que isso se desenvolve, o que gera sempre um grande entusiasmo em todos que se traduz em exclamações e impropérios em alta voz. Os jogadores vão apresentando os dedos e gritando os números supostos até um deles acertar a soma. Se um jogador acerta o número deve acusá-lo dizendo mio! ou sa la mora!, ou alla mora!, senão o ponto não é marcado e o adversário — el da sora — prossegue. Se mais de um acerta, também não se marca ponto. Se os jogadores são experientes o jogo pode se tornar violento e causar ferimentos nos dedos, pela força e velocidade empregadas e pela sucessão de inúmeras batidas.
O jogo exige grande agilidade manual, reflexos apurados e grande atenção e vivacidade mental, entre o veloz movimento dos dedos e a incessante pronúncia dos números. A pontuação necessária para a vitória é convencionada previamente, variando de 12 a 21 pontos. Pode haver um ou dois juízes, e disputado individualmente ou em parcerias.
Foto: Leticia Fracasso