Notícias
AUMENTO DO NÚMERO DE CASOS DE H1N1, ALERTA PARA A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA
Secretarias: SaúdeData de Publicação: 18 de maio de 2023
Fotos: Arquivo Pref. Veranópolis
Disponível em TODOS OS POSTOS DE SAÚDE DE VERANÓPOLIS, a vacina trivalente contra o vírus influenza continua sendo a melhor alternativa para evitar formas graves da infecção. Popularmente conhecida como “vacina da gripe”, o imunizante contém anticorpos que estimulam a proteção a três cepas principais: A-H1N1, A-H2N3 e B.
A partir desta semana a vacina está liberada para todos as pessoas acima dos 6 meses de idade, ou seja, crianças, jovens, adultos e idosos podem e devem se vacinar contra a influenza, seguindo as orientações do Ministério da Saúde.
No entanto, é fundamental que os grupos prioritários continuem buscando as unidades de saúde para se vacinarem contra a gripe, uma vez que essas pessoas apresentam maior risco de evoluir para hospitalizações e óbitos por gripe.
No município de Veranópolis, apenas 47,38% das pessoas dos grupos prioritários aplicaram as doses de proteção contra influenza até a primeira quinzena de maio. Como neste ano a cepa predominante é a H1N1 – a mesma que originou a epidemia de gripe em 2009 – o temor é que, com poucas pessoas vacinadas, a tendência seja de altos números de infecções e agravamentos da doença ao longo dos próximos meses.
Dentre os casos de hospitalização por influenza já registrados até agora no RS, 36% são maiores de 60 anos e 19% são crianças, ambas faixas contempladas originalmente na campanha. Ao todo, a soma já chega a 25 óbitos por gripe no Rio Grande do Sul em 2023.
A Coordenadora da vigilância epidemiológica do município, Andiara Luvison, reforça a importância de todas as pessoas se vacinarem o quanto antes, para que o indivíduo fique protegido o mais cedo possível. Andiara reforça também que a vacina é segura e que vem sendo aplicada há 25 anos no Brasil. “É momento da população retomar a consciência da importância dessa vacina para proteção da nossa saúde e prevenção de complicações pela gripe”, destaca.
- Proteja-se contra a influenza e procure uma unidade de saúde para se vacinar.
