Notícias
Nonagenários de Veranópolis recebem homenagem durante programação da XI Femaçã
Secretarias: Gabinete do PrefeitoDesenvolvimento Social
Data de Publicação: 17 de abril de 2023
Durante o evento, 44 idosos receberam em mãos as placas de deferência e outras 38 serão entregues aos moradores que não puderam comparecer
A cidade que é Berço Nacional da Maçã também é mundialmente conhecida como a Terra da Longevidade. Para honrar e homenagear aqueles que tanto contribuíram, e ainda contribuem, com trabalho e ensinamentos à Veranópolis, os organizadores da XI Femaçã - Festa Nacional da Maçã e Feira Agroindustrial, o Instituto Moriguchi e a Prefeitura Municipal realizaram na sexta-feira, dia 14 de abril uma deferência aos moradores nonagenários.
A celebração ocorreu no Centro de Convivência Ivo Zanella. Quarenta e quatro idosos receberam placas de mérito da longevidade e outras 38 serão entregues aos nonagenários que não puderam estar presentes na cerimônia. No grupo, estão Cesira Rosina Pagnoncelli Zuchinalli, Olivia Joanna Mazzarolo Lazzarotto e Maria Theresa Albarello Benetti, que completarão 100 anos no segundo semestre de 2023. Olivia e Maria Theresa estiveram na celebração e Maria Theresa ainda leu para os presentes a Oração dos Idosos.
O Prefeito, Waldemar De Carli, juntamente com Fabiane Parise, Secretária de Desenvolvimento Social, Habitação e Longevidade e Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Carlos Alberto Spanhol e Waleska Farenzena Fochesatto, membros da organização da XI Femaçã, João Senger e Berenice Werle, do Instituto Moriguchi, entregaram as placas de homenagem aos idosos.
“Colocar os holofotes no idoso é um ato de resistência num contexto histórico e social que valoriza o jovem. Foi um momento muito emocionante onde as histórias e experiências de vida puderam ser valorizadas e exaltadas”, reforça Waleska Farenzena Fochesatto, a coordenadora da comissão da Longevidade da XI Femaçã.
Os longevos homenageados ficaram muito felizes em receber esse reconhecimento ainda em vida e assim contribuir para marcar a história da Terra da Longevidade.
O Prefeito de Veranópolis, Waldemar De Carli, destacou que os nonagenários são inspiração para que os estudos da Longevidade continuem e que os segredos para uma vida longa e feliz sejam compartilhados.
FOTOS
Legendas 1: Moradores de Veranópolis com 90 anos ou mais foram homenageados durante a programação da XI Femaçã.
Legenda 2: Maria Theresa Albarello Benetti, que completa 100 anos em 2023 leu para os presentes a Oração dos Idosos.
Créditos: Josias Gregol



