Free cookie consent management tool by TermsFeed Policy Generator

Notícias

Conhecendo o atendimento educacional especializado oferecido nas escolas municipais de Veranópolis

Categoria: Educação, Cultura e Esportes
Secretarias: Educação, Cultura e Esportes
Data de Publicação: 12 de abril de 2023
Crédito da Matéria: Luciane Elis Vívian
Fotos: Luciane Elis Vívian


conhecendo-o-atendimento-educacional-especializado-oferecido-nas-escolas-municipais-de-veranopolis

Para que nenhuma criança ou jovem com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades/superdotação fique fora da escola regular, a Educação Especial vem inovando suas práticas, assegurando o acesso dos estudantes por meio da garantia dos serviços, recursos e estratégias de acessibilidade.

Dentro desse contexto específico, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço que propõe condições de acesso ao currículo por meio da adequação de materiais didáticos, espaços, equipamentos, sistemas de comunicação e de informação. Na maioria das vezes, o trabalho é realizado colaborativamente entre professores das disciplinas, professor de AEE, assistente educacional, coordenação pedagógica e clínicos. Assim, no início do ano letivo, as habilidades que se pretendem conquistar para esse período com o estudante são apresentadas e, a partir desses requisitos, é construído um caminho metodológico com vistas à aprendizagem, chamado Plano Educacional Individualizado.

A rede municipal de educação conta com seis Professoras de AEE que atuam nas escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental. Essas profissionais especialistas propõem condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem no ensino regular para alunos público-alvo da Educação Especial, isto é, para crianças e jovens com deficiência auditiva, física, intelectual, visual, múltipla ou TEA – Transtorno do Espectro Autista e altas habilidades/superdotação. Isso se torna possível por meio da oferta de serviços e recursos variados, como na área pedagógica, com monitoria e flexibilização ou adaptação do currículo, além de equipamentos e estruturas nas instalações da escola.

O AEE é oferecido, prioritariamente, na Sala de Recursos Multifuncionais no turno inverso da escolarização. Dependendo dos objetivos que se pretendem, o trabalho pode ser realizado inclusive em outros espaços da instituição, como refeitório, ginásio e parque. O que confere caráter itinerante é a possibilidade de o atendimento acontecer em outra escola da rede. Para casos específicos onde o estudante está impedido de frequentar a escola, a continuidade dos estudos pode acontecer no seu domicílio ou no ambiente hospitalar, de forma complementar ou suplementar. Para o atendimento às necessidades específicas relacionadas às altas habilidades/superdotação são desenvolvidas atividades de enriquecimento curricular.

O trabalho pedagógico do professor de AEE envolve várias ações, o que o torna um profissional polivalente. É necessário considerar que o grupo de crianças, adolescentes e jovens com o qual ele trabalha é diversificado, sendo que cada um desses sujeitos possui suas especificidades. Além disso, as práticas desenvolvidas na Sala de Recursos Multifuncional prepara o aluno para aprimorar habilidades e utilizar instrumentos de apoio que facilitem o aprendizado nas aulas regulares. Portanto, sua atuação objetiva a formação dos estudantes com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela.

 

Texto e fotos: Professora de AEE Luciane Elis Vívian 

Orientadora da Educação Especial SMED : Catia Maria Armelin Peruzzo

EMEF Senador Alberto Pasqualini 

* Fotos autorizadas pela família.


01.png
02.png
03.png
04.png
© Copyright 2025 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Veranópolis/RS