Free cookie consent management tool by TermsFeed Policy Generator

Notícias

Dezembro Vermelho - Prevenção Combinada

Categoria: Saúde
Secretarias: Saúde
Data de Publicação: 2 de dezembro de 2022
Crédito da Matéria: Caroline Cesca
Fonte: UNAIDS


dezembro-vermelho-prevencao-combinada

A Prevenção Combinada é um conjunto de estratégias que utiliza diferentes formas de abordagens para dar uma resposta ao HIV e outras IST. Essas estratégias podem ser estruturais, comportamentais e biomédicas, e podem ser aplicadas de maneira que atinja múltiplos públicos nos níveis individual, social, comunitário e entre relacionamentos.

Atualmente, somados à camisinha, novos métodos de prevenção surgiram como ferramentas complementares no enfrentamento da epidemia de HIV, ofertando mais alternativas e ampliando as possibilidades de escolha de proteção e prevenção ao HIV. Entre as novas estratégias para a prevenção da transmissão do HIV destacam-se o uso do Tratamento como prevenção (TcP), a Profilaxia Pós-exposição (PEP) e a Profilaxia Pré-exposição (PrEP).

  • Tratamento como prevenção: A adesão ao tratamento antirretroviral faz com que as pessoas vivendo com HIV consigam a supressão viral, ou seja, que a carga viral de HIV seja tão baixa a ponto de não ser identificada em exames, a chamada “carga viral indetectável”. 
  • Profilaxia Pós-Exposição: A PEP é a utilização da medicação antirretroviral após qualquer situação em que exista a exposição ao HIV. A medicação age impedindo que o vírus se estabeleça no organismo, por isso a importância de iniciar esta profilaxia dentro do prazo de até 72 horas, sendo o tratamento mais eficaz se iniciado nas duas primeiras horas após a exposição. 
  • Profilaxia Pré-Exposição: A PrEP é a utilização do medicamento antirretroviral por pessoas que não vivem com HIV, mas apresentam mais possibilidades de exposição ao HIV. Com o medicamento já circulante no sangue no momento do contato com o vírus, o HIV não consegue se estabelecer no organismo. 

Se precisar de mais informações ou ajuda, procure a Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde de Veranópolis, pelo fone (54) 3441-1458 ou pessoalmente no Posto de Saúde Central (Rua Pinheiro Machado, 581 - Centro).

© Copyright 2025 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Veranópolis/RS