Notícias
Dados alarmantes apresentam percentual de obesidade em adolescentes veranenses
Categoria: SaúdeSecretarias: Educação, Cultura e Esportes
Saúde
Data de Publicação: 17 de novembro de 2022
Crédito da Matéria: Secretaria da Saúde
O serviço de nutrição do Programa Saúde na Escola (PSE) esteve presente em seis escolas de Ensino Fundamental, com o objetivo de verificar o estado nutricional de adolescentes com idades entre 12 e 15 anos.
Foram realizadas as medidas de peso e altura, sendo avaliados ao todo 95 estudantes. Os dados são alarmantes, pois 52,62% deles, de acordo com o IMC (índice de massa corporal) apresentam excesso de peso, ou seja, estão acima dos limites saudáveis para a idade. O percentual de obesidade atingiu 23,15% e o de sobrepeso, 29,47%.
Alguns estudos têm mostrado que o aumento de peso nessa faixa etária esteja relacionado ao alto consumo de alimentos ultraprocessados, que são alimentos pobres em nutrientes e ricos em açúcares, gorduras saturadas e trans, além de sódio. Além disso, esses alimentos possuem muitos aditivos alimentares, o que os tornam atrativos para esta faixa etária.
As nutricionistas da secretaria da Saúde e da Educação chamam a atenção dos pais ou responsáveis para que fiquem atentos a alimentação de seus filhos, pois tanto o excesso de peso quanto o consumo desses alimentos podem acarretar sérios problemas de saúde.