Notícias
Encontro aborda a saúde mental
Secretarias: SaúdeData de Publicação: 22 de novembro de 2022
Fotos: Leticia Fracasso e equipe do CAPS
Na segunda-feira, dia 21 de novembro, aconteceu o 1º Seminário Municipal de Saúde Mental de Veranópolis, que teve como objetivo promover um espaço de reflexão e diálogo acerca de temáticas relevantes para a construção do cuidado em saúde mental de forma interdisciplinar.
O seminário foi realizado no auditório da ACIV. No período da manhã, a primeira discussão foi sobre a temática Infância e Adolescência, olhando para a medicalização da infância, assunto conduzido pelos psiquiatras Ernani Signor Romagna e Ricardo Lugon Arantes. Em seguida, foi abordado a questão de gênero e sexualidade, onde Cauê Rodrigues, psicólogo e pesquisador na área de Diversidade de Gênero e Sexualidade com viés interseccional, conduziu a conversa explicando os diferentes gêneros que uma pessoa pode se identificar e realizou uma atividade reflexiva quanto ao acolhimento e apoio às diferentes escolhas que um indivíduo pode fazer. Já a professora, especialista em Saúde Mental Coletiva e Terapeuta Comunitária, Cristine Schuler, abordou a questão da sexualidade e as diferentes formas de busca pelo prazer e a importância de conversar sobre isso com o público adolescente.
Durante a tarde a temática do encontro volta-se para o uso e abuso de substâncias psicoativas sob a perspectiva biopsicossocial, focando no tema “CAPS como estratégia de cuidado em liberdade”, conduzido pelos profissionais: Daniel Araújo, graduado em psicologia, professor e técnico de enfermagem, com experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Mental / Elissandra Siqueira, graduada em Terapia Ocupacional, mestre em saúde coletiva e coordenadora do CAPS AD III Travessia na cidade de Canoas / Ricardo Brasil Charão, graduado em Teologia e em História, tem experiência no campo da Saúde Coletiva, trabalhando temas como promoção de saúde e prevenção ao HIV/AIDS junto a pessoas usuárias de álcool e outras drogas, bem como outros grupos populacionais vulneráveis. Numa mesa redonda os três convidados relataram suas experiências na tentativa de compartilhar conhecimento para refletir acerca dos serviços e estratégias instituídas, bem como a formulação de novos olhares e caminhos a serem oferecidos à comunidade.
Um dia muito proveitoso para os mais de 60 participantes, em que um assunto tão demandado nos últimos tempos, tornou-se o tema do 1º Seminário Municipal de Saúde Mental de Veranópolis, realizado pela Secretaria Municipal da Saúde, por meio do CAPS - Centro de Atenção Psicossocial.






