Notícias
Relações étnico-raciais é tema de palestra para professores da rede municipal
Categoria: Educação, Cultura e EsportesSecretarias: Educação, Cultura e Esportes
Data de Publicação: 11 de novembro de 2022
Crédito da Matéria: Secretaria da Educação
Fotos: Secretaria da Educação
Atentos à legislação educacional brasileira, especificamente sobre a Lei 10.639 de 2003 que alterou a Lei nº. 9394/96, a LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), a qual estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, tornando obrigatória a Educação para as Relações Étnico-Raciais e o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no ensino básico em todas as escolas, a Secretaria de Educação Esportes, Lazer e Juventude trouxe na segunda-feira, dia 07 de novembro, a Professora, Mestre em Relações Étnicos Raciais pelo Cefet/RJ e Escritora, Sonia Rosa, para trabalhar o tema com os professores.
O momento de formação aos docentes buscou provocar reflexões e, ao mesmo tempo, instrumentalizá-los para que estes venham a desenvolver o tema étnico-racial em suas aulas, possibilitando mudanças de paradigmas e a consciência em relação a necessidade de educar gerações críticas, desmistificando o mito da democracia racial.
A escritora Sônia Rosa costuma dizer que em seus livros, os leitores brasileiros vão encontrar muito amor e muita representatividade negra em protagonismo. Sua dissertação de mestrado está alinhada ao seu fazer e pensar literatura afro, voltada para as infâncias e tem o título: Literatura infantil afro-brasileira como letramento racial e fortalecimento das identidades negras: uma narrativa autobiográfica.
O encontro foi muito rico e de grande sensibilização aos presentes.
A Secretaria da Educação, Esportes, Lazer e Juventude agradece a participação dos professores, pedagogos e equipes diretivas.


