Notícias
Citricultura volta a ser assunto de reunião
Categoria: Agricultura e Meio AmbienteData de Publicação: 26 de outubro de 2022
No dia 25 de outubro, aconteceu uma reunião na sede administrativa do DDPA CEFRUTI, em Sapopema, para alinhar o início dos trabalhos de pesquisa e desenvolvimento da citricultura no município de Veranópolis.
Estiveram participando deste encontro o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Fernando Fracaro, o chefe do Escritório da Emater/Ascar RS, Valfredo Reali, os integrantes do DDPA de Veranópolis e de forma virtual, o Diretor do DDPA, Caio Fábio Stoffel Efrom.
Essa reunião é fruto do documento assinado no evento sobre citricultura que aconteceu no final de junho em Veranópolis. E tem por finalidade a realização de pesquisas e fortalecimento da citricultura na região de Veranópolis, por meio de ações a serem realizadas pelo Centro de Diagnóstico e Pesquisa em Fruticultura - CEFRUTI, sob responsabilidade do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária - DDPA/SEAPDR. Onde será realizado a elaboração de ações e projetos de diagnóstico e pesquisa, bem como capacitações relacionados à citricultura, além de viabilizar o CEFRUTI como centro estadual de referência no cultivo de citrus. Importante projeto que visa o crescimento e qualificação da citricultura na Terra da Longevidade e em todo o estado do Rio Grande do Sul.
O Diretor do DDPA apresentou o novo membro da equipe de Veranópolis, Lucas Debastiani, que estará focado nas atividades ligadas à citricultura. Destacou que é muito importante o trabalho em conjunto com o Poder Público e com a Emater, para ter melhor êxito no desenvolvimento das atividades. Sugeriu que um dos trabalhos iniciais seria montar um sistema de alerta sobre a mosca da fruta, uma praga comum na região, e para isso seria necessário selecionar algumas propriedades para instalação de armadilhas e posterior monitoramento. Afirmou que criar uma área experimental demora mais tempo, mas que enquanto isso os estudos podem começar com parcerias com os produtores locais e com os estudantes para realização de pesquisas.
O Secretário, Fernando Fracaro, destacou que a citricultura é muito forte no município, reforçando assim a importância de avançar em pesquisas e alternativas de melhorias no cultivo dos frutos. Sugeriu também, para avaliar a criação de armadilhas para o bicho furão em paralelo com a mosca da fruta.
Já o extensionista da Emater, Valfredo Reali, parabenizou pelo encontro do grupo, se dispôs a contribuir no que for possível e lembrou que alguns trabalhos realizados no município já vem contribuindo para o desenvolvimento da citricultura, como a análise e correção na questão do solo, monitoramento e orientação aos produtores, mas que isso deve ser melhorado e intensificado.
Os participantes da reunião também trouxeram outros assuntos que podem ser abordados nos estudos do CEFRUTI que é a pinta preta, uso de agrotóxicos, preocupação com a qualidade da fruta, sem esquecer da questão comercial do fruto de mesa e de suco. Reforçaram a importância de criar na área do DDPA em Sapopema, um espaço de plantio de citrus para estudos, pesquisas e testes, inclusive com novas variedades, como a tangerina sem semente, por exemplo.
Como a safra está findando em Veranópolis nesta época do ano, o grupo acordou que irá iniciar um mapeamento dos locais e propriedades que poderão fazer parte dos estudos, e começar as atividades práticas a partir de março de 2023. Aproveitará os próximos meses para alinhar inclusive com os produtores suas demandas e necessidades, avaliando as armadilhas que poderão ser usadas e assim, organizar todo o planejamento de trabalho para o acompanhamento da próxima safra.
Todos os participantes saíram muito satisfeitos deste encontro que com certeza irá render bons frutos para Veranópolis.
Fotos: Leticia Fracasso

