Notícias
Veranópolis avança de estágio para desenvolvimento da cidade resiliente
Categoria: Desenvolvimento SocialData de Publicação: 6 de outubro de 2022
Fotos: Leticia Ana Fracasso
No início de 2020, Veranópolis assumiu o compromisso de tornar-se uma Cidade Resiliente, com a elaboração do Projeto que teve por objetivo sensibilizar os cidadãos sobre a importância da resiliência e redução de riscos e desastres.
A partir de Janeiro de 2021, emergiu o Programa Veranópolis Cidade Resiliente, com a elaboração do Plano de Ação dos dez passos previstos pela Escritório das Nações Unidas para Redução de Riscos de Desastres - UNDRR/ONU para a construção de uma cidade resiliente.
Dentre os projetos desenvolvidos, destaca-se a Oficina Qualidade de Vida: conhecendo os sentimentos, onde foram atingidas 500 pessoas, entre atores sociais, professores, alunos e idosos. Também foi institucionalizado o Dia Municipal da Resiliência, comemorado em 13 de Outubro, pelo Projeto de Lei 7.707/21, atualizado o Mapa de Rotas de Fuga, elaborado o Plano de Gerenciamento de Risco e o Plano de Ação, além da revisão dos hidrantes do Município.
Em Agosto de 2022, Veranópolis apresentou seus indicadores para a UNDRR, que avalia o estágio de desenvolvimento da cidade resiliente, a partir de 3 etapas:
1ª etapa (A) – Cidades entendem melhor: compreende a conscientização sobre resiliência e redução de riscos;
2ª etapa (B) – Cidades planejam melhor: compreende o diagnóstico e planos de ação;
3ª etapa (C) – Cidades implementam melhor: é a realização dos projetos previstos no plano de ação.
Última etapa - Fortalecer parcerias e articulação horizontal entre os setores da cidade e a articulação vertical entre governos nacionais e locais.
O Município de Veranópolis foi certificado na Etapa C. São 272 municípios cadastrados no Brasil, sendo que destes apenas 73 encontram-se na Etapa C. São 1.343 municípios cadastrados no Mundo, sendo 413 estão na Etapa C.
“É uma honra compartilhar nossos esforços com a comunidade Veranense. Espero que possamos continuar trilhando o caminho da resiliência, pois as cidades que se adaptam, superam e se fortalecem frente às adversidades”, destaca a Secretária de Desenvolvimento Social, Habitação e Longevidade, Fabiane Parise.