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Secretaria de Desenvolvimento Social está com novo sistema

Categoria: Desenvolvimento Social
Data de Publicação: 4 de janeiro de 2022


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Em setembro de 2021, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Longevidade aderiu e implantou o Sistema de Informações e Gestão GESUAS onde é possível acessar os dados de todos os usuários do Cadastro único do Município, registar informações no Prontuário Eletrônico e ainda garantir uma gestão eficaz dos benefícios e acompanhamentos das famílias. Nos meses de outubro e novembro foram necessários treinamentos e ajustes de banco de dados. Já no mês de Dezembro, todas as informações estiveram aptas para integrar os atendimentos, registros e gestão efetiva. Os serviços CRAS, CREAS, Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Conselho Tutelar estão conectados ao sistema e assim garantir uma comunicação gerenciada entre todos os atendimentos. A partir de uma baseúnica de famílias, o Gesuas permite atendimentos e acompanhamentos integrados entre todos os níveis de proteção. As ações de referência e contrarreferência que são registradas no Gesuas permitem encaminhamentos e notificações no próprio sistema. Isso garante a integração dos serviços disponibilizados na Secretaria, como também auxilia a gestão na efetiva implementação da vigilância social, gerando informações de forma territorializada (georreferenciada) e exibindo indicadores para gestão do município. Com acesso rápido às informações, o painel do gestor permite monitoramento em tempo real das atividades e ações realizadas nos serviços. Confira algumas informações extraídas sobre o funcionamento e acompanhamento das famílias no município. Atualmente têm-se: • 1651 famílias pertencentes no Cadastro único; • 3.838 pessoas • 109 pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) • 357 famílias pertencentes ao Programa Bolsa Família, atual Auxilio Brasil • 552 famílias com crianças na composição familiar • 339 famílias com idosos na composição familiar • 1.108 mulheres chefes de família (sem cônjuges) Dados de concessão de benefícios no período de 01/12 à 30/12 de 2021: • 217 cestas básicas • 116 auxílios vestuário • 19 auxílios documentos de identificação pessoal • 16 auxílios foto • 15 auxílios funerais • 15 auxílios passagens/viagens • 06 auxílios natalidade "O Gesuas proporciona praticidade e eficiência nos atendimentos por meio do registro do prontuário eletrônico e a formatação dos dados de gestão através dos relatórios de BI. As equipes conseguem compartilhar informações, gerar o Plano de Atendimento Individual para cada família e potencializar as ações necessárias de proteção e acompanhamento. Realmente para a Secretaria está sendo um progresso na gestão e eficiência dos resultados" afirma a Secretária Fabiane Parise. Para 2022 todos os atendimentos serão gerenciados através do sistema. Por isso, reforça-se aos usuários a necessidade de comparecer aos atendimentos com o documento de identificação.


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