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Adequações no Turismo Durante e Pós Pandemia é tema de capacitação para empreendedores
Categoria: Turismo e LazerData de Publicação: 12 de junho de 2020
Na terça-feira, dia 09 de junho, a Instância de Governança Regional Atuaserra e a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Veranópolis promoveram uma capacitação para os empreendedores do turismo e interessados no setor. As palestras foram ministradas pelos assessores da entidade. A qualificação veio ao encontro das demandas identificadas na pesquisa para retomada do setor realizada com empreendedores do turismo e agentes da cultura no município. Com a temática Adequações no Turismo Durante e Pós Pandemia, a Diretora Executiva da Atuaserra, Beatriz Paulus, trouxe informações sobre o Selo Turismo Responsável implementado pelo Ministério do Turismo e outras práticas que acontecem no Brasil e em outros países. Através dos exemplos, a mesma indica que os estabelecimentos do município que trabalham com turismo adotem o selo nacional, que deve ser solicitado pelos empreendedores e cuja fiscalização é feita pelo próprio turista. Ela também frisou a importância do plano municipal do turismo contemplar questões de gestão de crise, para que se evite maiores recessões no futuro. Paula Fogaça, Mestre em Arquitetura e Urbanismo, apresentou um panorama da pandemia e seus impactos no turismo regional e mundial, além de medidas de segurança adotadas em outros países, tendências de consumo e no setor turístico, evidenciando a busca e as adequações de espaços ao ar livre para receber visitantes. A arquiteta elencou seis principais tendências durante e pós pandemia: consumo e sustentabilidade; receio de locais com aglomeração; público A serão os primeiros a viajar; restrições em aeroportos e fronteiras, as novas regras nos países; viagens regionais com carro próprio e motor homes; e segurança sanitária e extrema preocupação com a limpeza. O arquiteto e urbanista, Mateus Premieri, abordou as mudanças e adaptações para os ambientes externos e internos dos estabelecimentos, apresentando algumas ações criativas que estão acontecendo e diversos locais do mundo para que os protocolos sanitários e de distanciamento sejam cumpridos pelos clientes e turistas em estabelecimentos gastronômicos, de hospedagem e comércio. Já o historiador, Bernardo Bisatto, em sua explanação sobre Museus e Espaços Culturais, ressalta que museus não são osúnicos espaços dotados de valor cultural. Destacando que empreendimentos turísticos que investem em memoriais, que resgatam as histórias e acervos familiares, têm uma proposta conceitual e experimental que pode ser uma estratégia diferenciada para atrair variados públicos. A partir daí, Bernardo fala sobre os desafios a serem superados nos espaços culturais da região, como se adequar para a retomada, enfatiza sobre a importância da escolha de produtos e métodos de limpeza dos objetos e ambientes para melhor conservação e preservação dos mesmos. Para finalizar, Alex Osório, profissional da área da comunicação e marketing, apresenta informações sobre Comunicação Assertiva nos Meios Digitais Durante e Pós- Pandemia, trazendo informações de criação de persona, gestão da marca, o mundo digital, marketing na pandemia e ideias de estratégias para melhor comunicação dos empreendimentos nos meios digitais. O encontrou ocorreu na Câmara de Vereadores seguindo protocolos de prevenção ao coronavírus, com controle de participantes, obrigatoriedade no uso de máscara, distanciamento e higienização. Estiveram presentes ainda a Turismóloga de Veranópolis, Gisele Martins; o Presidente do Conselho Municipal de Turismo, Alvacir Casarotto; o Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural e do Patrimônio Histórico e Cultural, Nelson Domeneghini; empreendedores do turismo e da cultura e conselheiros de ambos setores. Fotos: Atuasserra e Setur




