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Prefeito de Veranópolis cobra resposta dos governos para recuperação da BR-470
Categoria: GeralData de Publicação: 9 de julho de 2015
Com objetivo de cobrar providências urgentes para a recuperação de trechos da BR-470, o prefeito de Veranópolis, Carlos Alberto Spanhol, realizou esta semana audiências com representantes do Governo Federal e do Governo do Estado. A situação precária da rodovia, que apresenta buracos e falhas de manutenção e sinalização, motivou a iniciativa. Na terça-feira (7), Carlos Alberto Spanhol reuniu-se em Brasília com o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues. Na quarta-feira (8), manteve encontro em Porto Alegre com o secretário dos Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen, o diretor-geral do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Valter Casimiro Silveira, o superintendente regional do DNIT, Hiratan Pinheiro da Silva, e o secretário executivo do Ministério dos Transportes, Edson Giroto, buscando definir as responsabilidades de cada órgão. Spanhol expressou o descontentamento da população da região. "A estrada está em péssimas condições, representando iminente perigo aos que nela trafegam e gerando grandes prejuízos econômicos", reforçou. O chefe do Executivo lamentou ainda que a administração está impedida de agir para resolver os problemas nos trechos do município. "Não tenho autorização nem do DAER nem do DNIT para realizar obras nessa estrada. Também não consigo abrir um convênio que possibilite a injeção de recursos para essa finalidade. E, se tapar os buracos por conta própria, corro o risco de ser acionado judicialmente, penalizando financeiramente a minha comunidade", explicou. Diante das cobranças do prefeito, o ministro dos Transportes anunciou que será aberta uma ordem de serviço até 1º de agosto e garantiu investimento de R$ 60 milhões para manutenção e conserva da rodovia, incluindo tapa-buracos e sinalização. Durante a reunião, o secretário estadual de Transportes ordenou que as obras iniciem em regime de urgência. Saiba mais sobre as obras: • No trecho entre os km 153 e 209, a responsabilidade de manutenção e conserva é do DAER, pelo período de 5 anos. Isso faz parte do contrato como contrapartida para a federalização. • O investimento será de R$ 26 milhões do km 0 (em Santa Catarina) até o km 210, e de mais R$ 34 milhões do Km 210 ao Km 360. • Para a recuperação da Ponte Ernesto Dorneles, o DAER e DNIT ainda precisarão definir um plano de trabalho em conjunto para resolver a situação.