CARINE CESCA PROFESSORA ANOS INICIAIS ESCOLA FELIPE DOS SANTOS Relato Fui convidada a participar do curso ?BNCC: Discussões sobre o Ensino da Matemática?. Ele foi dividido em três módulos. Cada um deles haviam vídeos explicativos, textos e uma atividade avaliativa. No primeiro módulo havíamos que elaborar uma atividade, descrevendo a turma destinada, objetivos e os códigos contemplados por ela. No segundo, devíamos elaborar uma situação problema e realizar contribuições na atividade dos colegas. E no terceiro e último, descrever ou gravar um vídeo sobre o que foi aprendido. No final do segundo módulo, recebi um e-mail do coordenador do curso, avisando que minha atividade havia sido selecionada para ser postada no blog da empresa. Trava- se da atividade ?Stop dos números?, um jogo simples, adaptado da conhecida brincadeira ?Stop?. Tive a ideia deste jogo ainda no decorrer do ano de 2018, ano que ingressei na Prefeitura de Veranópolis, como professora do segundo ano. Apliquei ele também no ano anterior e sempre tive muito êxito. Os alunos divertiam-se a aprendiam ao mesmo tempo. Infelizmente, nesse ano ainda não consegui aplicá-lo em função do contexto. Resolvi compartilhar a ideia no curso, pois os jogos são grandes aliados do ensino, e na área da matemática, acabam também quebrado o paradigma de que as aulas são sempre desgastantes e maçantes. Podemos sim, aprender matemática e nos divertir ao mesmo tempo. Fiquei imensamente feliz com o convite. Espero que este jogo auxilie outros educadores em sua prática pedagógica. JOGO ?STOP DOS NÚMEROS? Turma de aplicação sugerida: 2º ano (podendo também ser aplicado em outros níveis, apenas mudando as dificuldades). Habilidade: ? EF02MA04- Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições. ? EF02MA05- Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito. ? EF02MA06- Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais. Material: - Peças do material dourado - Caneta para quadro branco ou giz - Cronômetro Desenvolvimento: ? O objetivo do jogo é representar através das peças do material dourado o numeral que o professor escreverá no quadro utilizando os algarismos, dentro do tempo determinado; ? Cada aluno deverá receber uma determinada quantidade de peças do material dourado. Isso irá depender de quanto material a escola dispõe. Caso não há o material de madeira poderá ser confeccionado em folhas de papel ou E.V.A. O ideal seria que cada aluno recebesse: ? 9 placas (centena) ? 9 barras (dezena ? 9 cubinhos (unidade) ? O professor deverá combinará antecipadamente o tempo que os alunos terão para representar o numeral escrito com as peças do material concreto. Inicialmente poderá estipular 30 segundos e no decorrer do jogo, conforme os alunos demonstrarem mais destreza, pode-se reduzir esse tempo; ? Os alunos deverão ficar com as mãos erguidas enquanto o professor escreve o número no quadro. Quando ele terminar de escrever, poderá dizer ?VALENDO? e iniciar o tempo no cronômetro. Quando acabar o tempo, o professor deverá dizer: ?STOP? e os alunos terão que erguer as mãos imediatamente, não podendo mais mexer no material; ? O professor deverá passar nas mesas e conferir se cada aluno representou certo ou não. Os que representaram corretamente marcarão 1 ponto; ? Pode-se listar no quadro o nome dos alunos, ou em um cartaz, para marcar os pontos de forma que fique visível para todos; ? Também pode-se estipular quantas rodadas serão(isso irá depender do tempo disponível para o jogo) como por exemplo: 10 rodadas; ? Representação de uma possível rodada: ? O professor escreverá no quadro ? Os alunos deverão representar da seguinte forma: 325 OBSERVAÇÕES: ? Na primeira vez que este jogo for aplicado, deve-se fazer algumas rodadas iniciais para teste, sem marcar o tempo e sem marcar ponto; ? O tempo sugerido é variável, deve-se avaliar o desempenho da turma; ? Pode-se aumentar a dificuldade do jogo, como por exemplo: ? Dar uma folha de rascunho para que eles realizem cálculos e componham com o material o resultado da operação. Pode-se utilizar cálculos que eles possam resolver mentalmente como: 20 + 10, 45 + 1, 39 - 1... Os que não se sentirem seguros, podem resolver na folha; ? Compor o número que fica entre, exemplo: 143- ______- 145; ? Compor o antecessor, exemplo: ____- 417 ? Compor o sucessor, exemplo: 731 -______