Museu Municipal de Veranópolis - MUMVER

O Museu Municipal de Veranópolis (MUMVER) iniciou suas atividades no dia 15 de janeiro de 1998, junto às Comemorações do Centenário do Município, e sua criação foi oficializada através do Decreto de Nº 4.105, de 22 de fevereiro de 2007. O MUMVER é um equipamento cultural do Município, pertencente ao Departamento de Cultura da Secretaria de Turismo e Cultura, sendo esta última sua mantenedora.

Seu acervo começou a ser constituído a partir do interesse público em ter a história do município preservada, através de uma gincana municipal realizada em 1988 e uma nova coleta em 1997, ambas coordenadas pelo Centro Cultural de Veranópolis. Desta feita, muitos objetos representativos da sociedade veranense foram arrecadados e hoje estão salvaguardados pela instituição.

São categorias das coleções do MUMVER: mobiliários, ferramentas e maquinários de diversas profissões, objetos sacros e de religiosidade pessoal, utensílios e objetos domésticos, indumentárias e rouparias da casa, objetos de comunicação e de artes variadas, objetos arqueológicos e etnográficos, fotografias, documentos e livros. Destacam-se ainda as coleções biográficas, compostas por acervos museológicos, arquivísticos e bibliográficos, como a do artista José Lewgoy, do intelectual e frei Rovílio Costa, do empreendedor Fiorindo Dalla Coletta, do fotógrafo Elígio Parise, da advogada e política Zenaide Boff.

Em 04 de maio de 2021 foi instituída a criação oficial do Museu Municipal de Veranópolis através da Lei Municipal nº 7.650 e o Plano Museológico como instrumento de planejamento estratégico que define os caminhos de gestão do MUMVER, sendo o norteador das ações previstas para desenvolvimento e implementação entre os anos 2021-2026.

O Plano Museológico foi realizado em duas etapas:

1 - Desenvolvimento do histórico e diagnóstico da instituição, que viabilizou a identificação de falhas e potencialidades em cada um dos aspectos indicados pelo Estatuto de Museus que configuraram os programas do museu. Nesse sentido, a partir do diagnóstico também foi possível definir a missão, visão, valores e objetivos do Museu Municipal de Veranópolis;

2 - Criação dos Programas: Institucional e Gestão de Pessoas; de Acervos; de Exposições; Educativo e Cultural; de Pesquisa; Arquitetônico e Urbanístico; de Segurança; de Financiamento e Fomento; de Comunicação; Socioambiental e de Acessibilidade Universal.

Missão do Museu Municipal

Valorizar, preservar e divulgar as memórias dos processos histórico-culturais constitutivos do Município de Veranópolis, promovendo a construção das identidades veranenses através do reconhecimento de sua história e de sua importância no cenário estadual e nacional, dando ênfase no diálogo com o público através de atividades educativo-culturais que dinamizam as relações sociais.

Visão do Museu Municipal

Ser instituição referência enquanto representação dos cidadãos veranenses e espaço portador de fontes de pesquisa, reconhecida pela diversidade de propostas educativas e expográficas.

Valores do Museu Municipal

● Diversidade;

● Universalidade do acesso;

● Inclusão Sociocultural;

● Transversalidade;

● Pertencimento;

● Apropriação;

● Atualização contínua.

Museu Municipal de Veranópolis

Rua Carlos Barbosa, 55 - Centro, junto à Casa da Cultura Frei Rovílio Costa.

Atendimento (administração sob agendamento): Segunda a sexta-feira das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h

Museu fechado para reestruturação.

Contatos: (54) 3441.4416 - mumver@veranopolis.rs.gov.br

Acompanhe as atividades do Museu Municipal nas redes sociais:

facebook.com/museuvera

instagram.com/museuvera

As legislações e o Plano Museológico encontram-se disponíveis para download abaixo.