Casa da Cultura Frei Rovílio Costa

Rua Carlos Barbosa, 55, Centro

casadacultura@veranopolis.rs.gov.br  / mumver@veranopolis.rs.gov.br
Atendimento (administração): de segunda a sexta-feira das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h.

A Casa da Cultura Frei Rovílio Costa é um equipamento cultural que conta com 1,5 mil m² destinados às manifestações culturais de Veranópolis. Atualmente é composta pelo Salão Nobre Silvio Pèllico, Departamento Municipal de Cultura, salas de oficinas e Museu Municipal de Veranópolis.

O edifício foi adquirido através de um processo de desapropriação amigável ocorrido durante a administração do prefeito Nadyr Peruffo (1992–1996), sendo o trâmite efetivado no dia 28 de janeiro de 1994. A aquisição deu-se por sua relevância cultural para a população local, visto ter sido a sede da Sociedade Alfredochavense, o clube da cidade, ponto de convergência e sociabilidade das elites locais, onde se realizaram os principais eventos políticos e sociais do município.

Projetado pelo arquiteto ítalo-brasileiro Vitorino Zani em linguagem Art Déco, o edifício foi construído entre 1944-1946, com objetivo de modernizar a antiga sede social do clube. Seus valores históricos, estéticos e simbólicos motivaram seu tombamento como Patrimônio Cultural, através do DECRETO EXECUTIVO Nº 3.856, DE 05 DE JULHO DE 2005, sendo o primeiro bem cultural a receber a referida chancela pelo município