Rota Segredos da Maçã

Histórias, sabores e encantos do Berço Nacional da Maçã

O espaço rural e sua gente simples e acolhedora guardam os segredos da longevidade, da religiosidade, da gastronomia e de uma história semeada por muitas mãos.

É assim que a Rota Segredos da Maçã revela e compartilha com os visitantes estas histórias preservadas com muito carinho realçadas pelos sabores, pela arquitetura e pelos encantos do ambiente natural encontrados nos caminhos do Berço Nacional da Maçã

“Veranópolis erguida em pleno céu, como um ninho. Os pomares nos acenam com seus braços plurais.” (Mansueto Benardi)

Vivencie a energia que transformou a semente do paraíso da longevidade.

Atrativos:

 

(1) Vicenza Produtos Coloniais
BR 470, Km 183 (entrada para Monte Bérico e Lajeadinho) - (54) 3441-0012
Pão colonial, cafeteria e produtos coloniais diversos.
Horário de funcionamento:
Segunda à sábado das 7h às 19h
www.vicenzacolonial.com.br 
Facebook: www.facebook.com/vicenza.colonial

 

 

(2) Capela N. Sra. De Monte Bérico
Estrada Geral Buarque de Macedo, Monte Bérico (54) 3441- 0198
Construída em 1901 por imigrantes, devotos de N. Sra. De Monte Bérico, vindos do norte da Itália em 1885. As paredes foram erguidas com tijolos de barro, amassado dentro de grandes covas por pessoas e porcos, estes atraídos pelo milho misturado à argamassa. No seu interior, encontram-se as imagens de N. Sra. De Monte Bérico e de São Miguel Arcanjo, esculpidas por Antônio Trinches em 1899 e 1900. O altar e o nicho foram criados pelo polonês Stola. A benção oficial da Capela foi realizada em 1902 e, em 1949 passou por reformas e ampliação, com a construção da abóbada na sua parte posterior. Sua festa anual é realizada no final de agosto.

 

(3) Grutinha N. Sra. De Lourdes
Estrada Geral Buarque de Macedo, 1600, Monte Bérico (ao lado do salão da comunidade, na entrada da E.E.E.F. Don Matheus Pasquali)

A Grutinha foi planejada e construída pela Direção e Funcionários da Escola Estadual de Ensino Fundamental Don Matheus Pasquali. O local foi a entrada principal da escola, a sombra de uma frondosa uvaia. Foi revestida interna e externamente por pedras de quartzo coletados pelos alunos na comunidade. Em seu interior, devido a grande devoção, foram colocadas as imagens de Nossa Senhora de Lourdes e Santa Bernardete, doadas por famílias da região. A inauguração ocorreu no dia 25 de setembro de 1960 com benção das imagens e festa.

 

 

(4) Reino da Longevidade
Rua Guerino Cosmo Rigon, 465, Monte Bérico - (54) 99659-9088
Local que conta a história da família Fracasso, exaltando o trabalho em madeira que é presente na família a cinco gerações.
Possui cafeteria, com a tradicional torta de maçã, memorial da família e show room e venda de móveis vintage e rústicos. Oferece espaço pet e passeio rural pela Rota Segredos da maçã em veículos antigos Rural Wiilys e Jeep.
Fábrica de Móveis: Segunda a sexta: 8h30min às 11h30 e 13h às 17h.
Cafeteria: Sábados e domingos e apenas sob agendamento
Passeio Rural Segredos da Maçã: sob agendamento
Ao ar livre - Espaço para um grupo familiar de até 6 pessoas com bancos e mesa.
Aceita pets - Em área externa com gramado e cercado
www.reinodalongevidade.com.br 
contato@reinodalongevidade.com.br 

 

 

(5) Vinícola Simonetto

Rua Guerino Cosmo Rigon, Monte Bérico - (54) 3441-0000 - contato@vinicolasimonetto.com.br 
A Vinícola Simonetto elabora vinhos, espumantes e sucos artesanalmente, em quantidade limitada, com um cuidado especial, desde a qualidade da uva que produz até sua maturação nas caves.
Oferece:
- Visitação às caves com degustação de vinhos, espumantes e sucos.
- Merendin - lanche típico com o tradicional pão colonial, geleias, queijos, salame, biscoitos coloniais, sucos, vinhos, muita música e alegria.
- Sabrage da Longevidade - experiência nas caves da vinícola com a sabrage do espumante Simonetto, degustação da bebida e levando a rolha da garrafa de lembrança para a sua casa.
Grupos sob agendamento.
Horário de funcionamento:
Terça a quinta-feira das 13h30 às 18h
Sexta-feira das 9h às 18h
Sábado e domingo das 9h às 11h30 e das 13h30 às 18h
http://www.vinicolasimonetto.com.br/ 

 

 

(6) Cemitério dos Imigrantes
Rua Guerino Cosmo Rigon, Lajeadijnho

A comunidade rural de Lageadinho abriga o Cemitério dos Imigrantes, leva este nome como marco da colonização da região. Em 1904 o religioso italiano Dom João Batista Scalabrini em passagem por núcleos de imigração do Brasil, incluiu em seu roteiro a consagração do cemitério, fato registrado no monumento em granito situado no centro do local. Na entrada do cemitério está fixada uma placa com narrativa histórica e poética do escritor Mansueto Bernardi, de 1942, mesmo local que escolheu para ser sepultado.

 

 

(7) Capela São João Batista
Rua Guerino Cosmo Rigon, Lajeadinho
Os primeiros imigrantes que chegaram na região no final do século XIX, vindos das regiões do Vêneto, Província de Treviso e Comuna de Ásolo, construíram uma capela de madeira em terreno doado pela família Biasotto, com a condição de que o santo protetor fosse São João Batista. Em 1907, teve início a construção da atual capela, em torno da primeira que continuou a ser utilizada até a conclusão do templo, em 1910. Os três sinos do campanário foram fabricados em Garibaldi e trazidos de carroça até o local. Em 1939, a capela passou por amplas reformas. Em torno de 24 de junho, os fiéis comemoram com festa o dia do Santo Padroeiro.

 

(8) Busto José Bin
Agricultor desta comunidade de Lajeadinho, José Bin deixou a história da maçã que leva seu nome manuscrita em uma carta. Em 1935 comprou uma maçã trazida da Califórnia e plantou cinco sementes em sua propriedade. Um pé sobreviveu, o qual, após enxerto, produziu uma qualidade especial de maçã, que não murchava e não perdia peso depois de muito tempo guardada. José Bin passou a multiplicar a macieira com novos enxertos, distribuindo para seus
vizinhos, começando assim a disseminação da variedade que com o tempo foi denominada Maçã José Bin. Veranópolis recebeu o título de Berço Nacional de Maçã por registrar em sua história o primeiro cultivo de macieira do Brasil.

 

 

(9) Vinícola Antônio Bin
Lajeadinho - Veranópolis/RS - (54) 3441-0163
Localizada em meio à natureza e às belas paisagens rurais, a Vinícola Antônio Bin traz em seu nome uma homenagem aos antepassados e a tradição familiar na fabricação de vinhos. A linha de produtos elaborados na Vinícola tem características muito próprias e originais, assim como a acolhida aos visitantes, peculiar dos descendentes de famílias italianas. A comercialização dos produtos inclui a degustação de vinhos, sucos e espumantes em um local repleto de histórias.
Horário de funcionamento:
Segunda a sábado das 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

 

 

(10) Casa Bucco
Rodovia BR 470, Km 194,3, s/n - Vale do Rio das Antas, Tuiuty, Bento Gonçalves - (54) 3504-2026 / (54) 99129-1586 / (54) 99195-1236
Empresa familiar, produtora de destilados finos, de alta qualidade, deste a sua origem em Udne, norte da Itália, onde produzia Grappa. No Brasil, tem se destacado pela notável qualidade de suas cachaças, licores, grappas e vinhos finos. Hoje orgulha-se de suas cachaças, da conquista da certificação de qualidade e das medalhas internacionais.
Horário de funcionamento:
Diariamente das 9h às 18h

http://www.casabucco.com.br/ 

Arquivos
para Download
Compartilhe
nas redes