Museu Histórico Municipal de Veranópolis

ATUALMENTE FECHADA PARA REFORMAS

A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura informa que a partir do dia 04 de fevereiro, a Casa da Cultura Frei Rovílio Costa, que sedia o Museu Histórico, está fechada para atendimento ao público. O motivo é a reorganização interna, devido às reformas que serão realizadas nos próximos meses.

As mudanças proporcionarão ao público um espaço mais amplo, onde todas as áreas possam ser usadas, valorizando ainda mais este espaço que é símbolo da cultura local e regional.

O Museu

O Museu Histórico de Veranópolis salvaguarda, expõe e procura transmitir um pouco da trajetória dos imigrantes que ajudaram na construção de Veranópolis e região, ao longo dos mais de 110 anos da nossa história. No local, são encontradas coleções de indumentárias, fotografias, objetos pessoais, quadros, acervo sacro, documentos, móveis e utensílios domésticos e de trabalho, que pertenceram aos imigrantes italianos e poloneses nos séc. XIX e XX.

Memorial José Lewgoy

Esse espaço cultural presta homenagem ao veranense que está entre os atores de maior destaque no cenário nacional. Abriga documentos, livros e vários objetos pessoais representativos da trajetória de grande sucesso do ator, tanto na televisão quanto no cinema. Ao visitar o local, é possível conhecer um pouco mais da vida do artista por meio de fotografias, documentos, roupas e postêres de filmes.

Vila Ricordi

Construída com a utilização de, aproximadamente, cinco mil palitos de picolé e inúmeros retalhos de madeira, a Vila Ricordi é réplica de uma vila italiana do início do século XX. Projetada e executada pelo artesão veranense Sérgio Marin, a maquete tem o objetivo de retratar alguns aspectos cotidianos da vida dos imigrantes italianos.

Galeria Fotográfica

Na galeria de acesso ao Memorial, à Biblioteca e ao Museu, o visitante confere diversas fotografias que remontam parte da história de Veranópolis sempre em consonância com as exposições temáticas realizadas. Atualmente estão expostos retratos concernentes as edições do Serra, Campo e Cantiga.

Dirigente Cultural - Maria Salete Martinelli
Endereço: Rua Carlos Barbosa, n° 55. Centro.
E-mail’s: museu@veranopolis.rs.gov.br e cultura@veranopolis.rs.gov.br

Horários de Visitação:
De seguna a sexta das 8h30min às 17h
Sábados, domingos e feriados das 10h às 16h

Visitação guiada - grupos devem agendar previamente.