Grupos Culturais Veranenses

Associação Musical de Veranópolis:
A entidade foi criada em 1988 com o objetivo inicial de manter as atividades da Orquestra de Sopros de Veranópolis. Com o passar dos anos foi incorporando a Escola de Música Matilde Cagliari, Coros Municipais e Cia Teatral Tem Gente no Palco.
Os quatro grupos desenvolvem atividades para mais de 500 pessoas, de forma gratuita, com a instrução de profissionais competentes em suas áreas técnicas, principalmente para crianças e adolescentes.

 

Orquestra de Sopros de Veranópolis:
A Orquestra desenvolve atividades o município desde o ano de 1987, quando denominada “Banda Municipal de Veranópolis”, de lá pra cá muito aconteceu e, em 1988, sob a regência do maestro Gilberto Salvagni, passou a denominar-se Orquestra de Sopros de Veranópolis. Desde então realizar concertos anualmente, com temáticas diferentes e conceito inovador no que diz respeito à música instrumental. Atualmente regida pelo maestro Dirceu Andrioli conta com uma sala própria onde acontecem aulas de música e ensaios semanais, que acontecem nas segundas-feiras às 20h.

 

Escola de Música Matilde Cagliari:
Iniciou suas atividades em 2010, contando com mais de 350 inscritos que buscavam aprender a tocas um instrumento. Nestes oito anos, vários alunos passaram pela escola e tiveram acesso a aulas de violão, violino, viola, violoncelo, piano e acordeom além de instrumentos de sopro como flauta, trompete, trombone e saxofone. Ao final de cada ano é realizado um recital com os alunos da escola, onde eles podem demonstrar o que foi aprendido durante as aulas.

 

Coros do Município de Veranópolis:
Antigo Coro Infanto Juvenil de Veranópolis iniciou as atividades em 1998, sob a regência de Cristiane Ferronatto, de 1999 a 2011, participou de várias apresentações no município e fora dele. Desde 2013 sob a regência da fonoaudióloga Franceli Zimmer, o coro é dividido entre as modalidades Infantil, Juvenil e Adulto, englobando aproximadamente 100 cantores. Os grupos buscam aprimorar sua técnica, desenvolverem a expressão corporal, integração entre as pessoas, além de contar com assessoria fonoaudiológica para o cuidado da saúde vocal. Os ensaios acontecem nas sextas-feiras, na sala da Orquestra de Sopros, com os seguintes horários: Infantil as 17h30mim; Juvenil às 18h30mim; e Adulto 19h30mim.

 

Cia Teatral Tem Gente no Palco:
O Grupo Teatral Tem Gente no Palco desenvolve atividades culturais e educativas no município a mais de 16 anos contribuindo para o desenvolvimento da cultura local e da arte teatral. Nos últimos 07 anos conta com a coordenação da professora e diretora teatral Izabel Cristina da Silveira. Durante estes anos o grupo realizou inúmeras apresentações no município de Veranópolis e região, bem como trabalhos de âmbito social e educacional. A Cia compreende atualmente os grupos infantil, juvenil e adulto. Os ensaios acontecem no auditório da Avaec, nos seguintes dias e horários:; Grupo Infantil: nos sábados, as 13h30min; Grupo Juvenil: nos sábados, às 10h e Grupo Adulto: nos sábados, as 15h.

Compartilhe
nas redes