Projeto Pulando Janelas

O Projeto Pulando Janelas é um projeto interdisciplinar com a intenção de ir além da sala de aula, provocando inovação e apropriação da realidade de maneira criativa e dando uma nova dinâmica às aulas, com o intuito de buscar a qualificação, capacitação e sensibilização para a preservação e a valorização do patrimônio cultural, natural, artístico e afetivo das comunidades envolvidas, além de fortalecer o desenvolvimento sustentável da atividade turística em nosso município.


Veranópolis é uma das cidades pioneiras deste Projeto, junto ao Roteiro Turístico Termas e Longevidade, iniciado em 2006. O Pulando Janelas é contínuo e a ideia é ser um programa dinâmico, oportunizando o professor a fazer uma ligação da matéria dada com o tema proposto.

 

EDIÇÃO 2016 - PATRIMÔNIO URBANO DE VERANÓPOLIS: UMA HISTÓRIA A SER CONTADA E REGISTRADA, ALÉM DA MEMÓRIA

 

A história, o desenvolvimento cultural, social, econômico e religioso de um povo pode ser contada de diversas maneiras, inclusive através do patrimônio edificado dentro do território do Município. O conhecimento sobre este patrimônio e o reconhecimento de sua importância para a localidade, Município e Região é que fará com que a comunidade tenha outros olhares sobre sua própria história, valorizando e preservando sua cultura. E o turismo cultural, juntamente com o patrimônio imaterial, necessita da preservação destes espaços e de suas histórias. Sendo assim, o projeto desenvolvido para o ano de 2016 apresentou ações concretas de roteirização da área urbana que trata de temas referentes à preservação da cultura local, além do levantamento histórico dos bairros e capelas que compõem Veranópolis.

 

Neste material, incluímos as histórias de casas e prédios históricos localizados na área urbana descritas pelos alunos dos 9º anos das escolas da rede de educação de Veranópolis, assim como as histórias das praças de Veranópolis, pesquisadas pelos alunos dos 8º anos das escolas do Município, orientados pelos professores que participaram do Projeto Pulando Janelas neste ano. O Projeto foi coordenado pelas Secretarias Municipais de Turismo e de Educação e Cultura e Atuaserra. Este material não está acabado e mais histórias deverão ser buscadas e inseridas neste material, em decorrência da continuidade desta temática através do Projeto Pulando Janelas.

 

Mais informações: pulandojanelas@veranopolis.rs.gov.br

Compartilhe
nas redes