Atrativos - Turismo Religioso

Gruta Nossa Senhora de Lourdes
 
Celebrações católicas:

- Capela Nossa Senhora de Monte Bérico - primeiros e terceiros domingos do mês às 9h
- Capela São João Batista -  segundos e quartos domingos do mês às 9h
- Gruta Nossa Senhora de Lourdes - segundas a quintas e sábados às 18h15min / todo dia 11 de cada mês às 6h15min e às 19h

- Igreja Matriz São Luiz Gonzaga - aos sábados às 17h e aos domingos às 9h e às 19h
- Igreja Medianeira - aos sábados às 19h30min

 

 

 

Capela Nossa Senhora de Monte Bérico

Estrada Geral Buarque de Macedo - Monte Bérico
Celebrações aos primeiros e terceiros domingos do mês às 9h
F: 54.3441.0198
A construção da capela teve início em 1901 e foi idealizada por imigrantes, devotos de N. Sra. de Monte Bérico, vindos do norte da Itália em 1885. Suas paredes foram erguidas com tijolos e barro, amassado dentro de grandes covas por pessoas e porcos, estes atraídos pelo milho misturado à argamassa. No seu interior encontram-se as imagens de N. Sra. de Monte Bérico e de São Miguel Arcanjo, esculpidas por Antônio Triches em 1899 e 1900. O altar e o nicho foram criados pelo polonês Stola. A benção oficial da Capela foi realizada em 1902 e, em 1949 passou por reformas e ampliação, com a construção da abóbada na sua parte posterior. Sua festa anual é realizada no final de agosto.

 


Capela São João Batista

Rua Guerino Cosmo Rigon - Lajeadinho
Celebrações aos segundos e quartos domingos do mês às 9h
Os primeiros imigrantes que chegaram na região no final do século XIX, vindos das regiões do Vêneto, Província de Treviso e Comuna de Ásolo, construíram uma capela de madeira em terreno doado pela família Biasotto, com a condição de que o santo protetor fosse São João Batista. Em 1907, teve início a construção da atual capela, em torno da primeira que continuou a ser utilizada até a conclusão do templo, em 1910. Os três sinos do campanário foram fabricados em Garibaldi e trazidos de carroça até o local. Em 1936, a capela passou por amplas reformas. Em torno de 24 de junho os fiéis comemoram com festa o dia do Santo Padroeiro.

 

 

 

Capitel de São Marco

Saída Trevo Vila Azul - Estrada para Parque dos Três Monges
Construído pelos imigrantes italianos em honra a São Marcos pedindo proteção para suas lavouras. Seu campanário foi construído em 1901 e é o mais antigo do município.

 

 

 

Cemitério dos Imigrantes

Rua Guerino Cosmo Rigon - Lajeadijnho
A comunidade rural de Lageadinho abriga o Cemitério dos Imigrantes, leva este nome como marco da colonização da região. Em 1904 o religioso italiano Dom João Batista Scalabrini em passagem por núcleos de imigração do Brasil, incluiu em seu roteiro a consagração do cemitério, fato registrado no monumento em granito situado no centro do local. Na entrada do cemitério está fixada uma placa com narrativa histórica e poética do escritor Mansueto Bernardi, de 1942, mesmo local que escolheu para ser sepultado.

 

 


Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Rua São Francisco de Assis - Centro
Acesso gratuito.
Celebrações às segundas a quintas às 18h15min / todo dia 11 de cada mês às 6h15min e às 19h
F: 54.3441.1604 - Secretaria da Paróquia
A Romaria de Nossa Senhora de Lourdes acontece anualmente, no dia 11 de fevereiro, em Veranópolis, há mais de 70 anos. A primeira gruta, que abriga a imagem da Santa, foi construída em 1906. A modesta “grutinha” deu início às romarias, que desde então, se realizam todos os dias 11 de fevereiro. Em meados de 1944, com a necessidade de um local mais espaçoso, pois a concentração de devotos e romeiros era cada vez maior, deu-se início aos trabalhos da nova Gruta. A benção solene, com grandes festejos, aconteceu no dia 08 de setembro de 1946. A capela, com seus vitrais artísticos, foi terminada em 1964.

 

 


Grutinha Nossa Senhora de Lourdes

Estrada Geral Buarque de Macedo, 1600 - Monte Bérico
A Grutinha foi planejada e contruída pela Direção e Funcionários da Escola Estadual de Ensino Fundamental Don Matheus Pasquali. O local foi a entrada principal da escola, a sombra de uma fondosa uvaia. Foi revestida interna e externamente por pedras de quartzo coletados pelos alunos na c omunidade. Em seu interior, devido a grande devoção, foram colocadas as imagens de Nossa Senhora de Lourdes e Santa Bernardete, doadas por famílias da região. A inauguração ocorreu no dia 25 de setembro de 1960 com benção das imagens e festa.



Igreja Matriz São Luiz Gonzaga

Av. Osvaldo Aranha – Centro
Acesso gratuito.
Celebrações nas sextas- feiras às 15h30min, aos sábados às 17h e aos domingos às 9h e às 19h
F: 54.3441.1604 - Secretaria da Paróquia
Construída em estilo neogótico, foi finalizada em 1933, em substituição à Igreja Imperial construída no século XVIII. A igreja atual foi construída em cruz e sua entrada está voltada para o leste, mesma formação da abertura das primeiras ruas do município. São Luiz Gonzaga, padroeiro da juventude e de Veranópolis, é celebrado em 21 de junho.

 

 

Igreja Medianeira

Rua Domingos José Farina – Medianeira
Acesso gratuito.
Aberta para visitações: sábados e domingos das 8h30min às 20h30min / segundas das 19h às 22h / quartas das 20h às 21h
Celebrações aos segundos e quartos sábados do mês às 19h30min
F: 54.3441.1604 - Secretaria da Paróquia
Possui painel em mosaico na fachada com o tema “As Bodas de Caná”, cena do primeiro milagre de Cristo e primeira aparição de Maria na Bíblia: um casamento onde, na falta do vinho, Cristo transformou água em vinho. Obra do arquiteto e mosaicista Leonardo Posenatto, as pessoas retratadas na cena possuem rostos inspirados nas pessoas da comunidade como se os próprios membros participassem do acontecimento de Caná.

Compartilhe
nas redes