Município para todas as Idades

Cidade para todas as idades

Veranópolis, a Terra da Longevidade recebe da Organização Mundial da Saúde (OMS) o título de “Cidade Amiga do Idoso”. Primeira cidade no Brasil a receber esse título.
O projeto que levou a essa conquista foi desenvolvido pelo Conselho Municipal do Idoso de Veranópolis, contou com apoio de uma comissão técnica e da Prefeitura Municipal, sendo coordenado pelo Centro Internacional de Longevidade Brasil.
O caminho para se tornar uma cidade mais amiga do idoso — e, desta maneira, de todas as idades — começou a ser trilhado em julho de 2016, quando a Prefeitura de Veranópolis encaminhou à OMS uma carta-compromisso com o plano de ações oriundo do diagnóstico da população idosa da cidade, onde foram ouvidos 836 veranenses com mais de 60 anos. Após a análise do projeto pela metodologia da OMS, o título de Cidade Amiga do Idoso foi concedido no final de 2016. O título possibilita um importante avanço no desenvolvimento de uma cidade ainda mais agradável para todos os habitantes, principalmente para 15,3% da população que tem mais de 60 anos.
O programa Cidade Amiga do Idoso, da OMS, é um trabalho contínuo de avaliações e aprimoramento, especialmente ligado às ações do poder público, que se divide em ciclos de 3 a 5 anos. Cada um dos ciclos é subdividido em quatro fases. A primeira delas foi a do planejamento. A segunda foi a elaboração de um plano de ação. A partir do reconhecimento, iniciam as outras duas fases: implementação do plano e monitoramento de seu resultado; e a análise dos benefícios proporcionados à população.
A Secretária Municipal de Desenvolvimento social, Adriane Maria Parise, afirmou que “Com a certificação a cidade ganha mais visibilidade. Agora, mais do que nunca, Veranópolis será vista como uma cidade amiga de todas as idades”.
A CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, apoiou o projeto que habilitou a cidade a conquistar o título. A iniciativa, encaminhada e aprovada pela OMS, contempla um amplo diagnóstico sobre a população idosa de Veranópolis e a proposição de um plano com ações voltadas para a promoção do bem-estar e melhoria da qualidade de vida.