9ª Conferência Municipal da Saúde

postado dia 25/11/2021

A Prefeitura de Veranópolis, por meio da Secretaria da Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, promoveu na tarde de quarta-feira, dia 24 de novembro, a 9ª Conferência Municipal da Saúde, que neste ano teve como tema mediador “Saúde em tempos de pandemia”. O evento foi conduzido pela assistente social Karina Weiss.
Após os pronunciamentos do Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rogério Franklin da Silva, da Secretária Municipal da Saúde e Presidente da Conferência, Vanessa Calioni Bordignon, e do Prefeito de Veranópolis, Waldemar De Carli, os presentes receberam uma introdução e contextualização acerca da importância da participação social, realizado pela enfermeira Natália Brustolin.
Foram abordados quatro eixos para discussão coletiva. O primeiro assunto tratado foi “A atuação das Estratégias de Saúde da Família”, conduzido pelo médico Eros Athila Neris, pela enfermeira Solange Benetti e pela Agente Comunitária de Saúde Josane Pivato. O segundo eixo, intitulado “Os impactos da pandemia em Saúde Mental” teve como mediadores os psicólogos Marina Duda e Vitor Sott e o vice-prefeito e médico Thomas Schiemann.
Já o eixo “Planejamento familiar” foi apresentado pela Psicopedagoga Fernanda Antoniolli e pela Assistente Social Sandrine Gregol. O último eixo “Atenção em saúde às populações vulneráveis e garantia de direitos” foi conduzido pela assistente social Karina Weiss.
O objetivo da Conferência foi compreender e discutir de forma mais aproximada quais são as necessidades da comunidade veranense, para que possam ser indicados ao Poder Executivo o que deve ser feito para melhorar a saúde de Veranópolis. As sugestões que foram colocadas durante a conferência, aprovadas pela maioria, irão para o Plano Municipal de Saúde, que coordena a saúde para os próximos 4 anos.
O Plano de saúde é um compromisso da Prefeitura com os seus munícipes, por isso é preciso estar atento, inclusive, para acompanhar que esse compromisso seja cumprido e esteja de acordo com as suas necessidades.

Fotos: Caroline Cesca