Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza

postado dia 04/06/2020

O Ministério da Saúde decidiu prorrogar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza até o dia 30 de junho de 2020. A iniciativa é válida, pois a maioria dos Estados ainda não atingiram a meta de vacinar ao menos 90% dos grupos prioritários.
Em Veranópolis, a vacinação contra influenza está acontecendo em todos os postos de saúde do município, com exceção do bairro Universal, que está atendendo apenas casos respiratórios.

 

Horário de funcionamento das salas de vacinas nas unidades de saúde:
Todas ESF´s (exceto do bairro Universal): das 07h30min às 11h15min e das 13h às 16h45min
Posto de Saúde Central: das 06h às 17h30min

 

Os grupos contemplados pelo Ministério da Saúde são: idosos (mais de 60 anos), trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas, profissionais das forças de segurança e salvamento e do sistema prisional, caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas até 45 dias, pessoas com deficiência, adultos de 55 a 59 anos e professores de escolas públicas e privadas.
*Pessoas com transtornos mentais não estão contempladas no grupo prioritário.

*Pessoas com Deficiência”, como por exemplo: depressão, transtorno afetivo bipolar, esquizofrenia e outras psicoses, demência, deficiência intelectual e autismo.
É necessária a apresentação da caderneta de vacinação e de um documento de identificação. Conforme o grupo ao qual a pessoa pertença, é preciso apresentar documento que comprove a função exercida. As pessoas portadoras de doenças crônicas devem apresentar o atestado médico com CID ou descrição da patologia ou receituário de medicação de uso contínuo.
Na última semana da campanha, conforme as coberturas vacinais atingidas nos grupos prioritários, será definida a liberação da vacinação para a população em geral. Caso seja viabilizado, será divulgada a data e o número de doses.
A Secretaria Municipal da Saúde lembra que é de extrema importância manter o distanciamento entre as pessoas, evitando aglomerações nas unidades de saúde e fazendo o uso de máscara.

 

Dados de vacina contra influenza administradas até o momento (02/06) em Veranópolis:

  • Pessoas acima de 60 anos: 3890 (+ de 100%)
  • Trabalhadores da saúde: 614 (+ de 100%)
  • Puérperas: 28 (93%)
  • Crianças 6 meses a menores de 6 anos: 744 (59%)
  • Adultos de 55 a 59 anos: 687 (51%)
  • Gestantes: 91 (49%)
  • Portadores de doenças crônicas: 1183 (Não tem meta)
  • Caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo: 353 (Não tem meta)
  • Profissionais das forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional: 43 (Não tem meta)
  • Professores: 254 (Não tem meta)
  • Pessoas com deficiência: 22 (Não tem meta)

Total de doses aplicadas: 7909

Compartilhe
nas redes