Alterações na Nacional de Vacinação contra a Influenza

postado dia 08/05/2020

A Secretaria Municipal da Saúde de Veranópolis informa que, em função de diversos fatores, foram atualizadas as prioridades e datas para vacinação contra a influenza.
A terceira fase, que ocorreria inicialmente entre os dias 09 a 22 de maio, sendo o Dia D de mobilização nacional em 9 de maio, foi ALTERADA para o período entre 11 de maio a 05 de junho, havendo divisão desta terceira fase em duas etapas e cancelamento do dia D.

 

Confira as novas datas e seus grupos prioritários:


3ª fase (a partir de 11 de maio até 05 de junho):

  • Pessoas com deficiência (física, auditiva, visual)*
  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
  • Gestantes
  • Mães no pós-parto (com bebê de até 45 dias)

4° fase (a partir de 18 de maio até 05 de junho):

  • Adultos de 55 a 59 anos
  • Professores de escolas públicas e privadas

Pessoas com transtornos mentais não estão contempladas no grupo prioritário como, por exemplo: depressão, transtorno afetivo bipolar, esquizofrenia e outras psicoses, demência, deficiência intelectual e autismo.
A partir desta segunda-feira, dia 11 de maio, a vacinação contra influenza estará acontecendo em todos os postos de saúde do município (com exceção do bairro universal, que está atendendo apenas casos respiratórios).
Lembrando que os grupos dos idosos, trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas, profissionais das forças de segurança e salvamento e do sistema prisional, caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo seguem sendo vacinados até o final da campanha, além dos grupos da 3ª fase (crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência).
Não haverá mais vacinação dos caminhoneiros no posto da PRF em Veranópolis, tendo em vista que as doses que o município recebeu para este grupo já foram administradas em sua totalidade.

Confira os horários de funcionamento das salas de vacina:

  • ESFs (exceto Bairro Universal): 07h30min às 11h15min e das 13h às 16h45min
  • POSTO CENTRAL: das 06h às 17h30min

É necessária a apresentação da caderneta de vacinação e de um documento de identificação. Conforme o grupo ao qual a pessoa pertença, é preciso apresentar documento que comprove a função exercida. As pessoas portadoras de doenças crônicas devem apresentar o atestado médico com CID ou descrição da patologia ou receituário de medicação de uso contínuo.
A Secretaria alerta que é de extrema importância manter o distanciamento entre as pessoas, evitando aglomerações nas unidades de saúde e fazendo o uso da máscara.

 

Até o momento, foram vacinados contra influenza em Veranópolis: 3770 pessoas acima de 60 anos (106%), 550 trabalhadores da saúde (103%), 783 portadores de doenças crônicas, 302 caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo, 40 profissionais das forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional, totalizando 5445 doses aplicadas.

Compartilhe
nas redes