Veranenses se mobilizam em prol da doação

postado dia 10/10/2019

Nesta quarta-feira, 09 de outubro, o ônibus do Hemocentro Regional de Caxias do Sul esteve em Veranópolis para receber doações de sangue. O Hemocentro é um órgão público, responsável pela captação de doadores, coleta, processamento, testagem e distribuição do sangue doado. Atende 100% dos leitos do SUS no nordeste do Rio Grande do Sul.
Com participação intensa dos veranenses, o Hemocentro recebeu, ao todo, 88 bolsas de sangue. No total 121 pessoas se apresentaram para doação, sendo que 88 conseguiram doar e 33 foram impedidas, devido à alguns critérios. Havia, também, um grande número de pessoas em lista de espera, que procuraram a Secretaria da Saúde com o desejo de doar.
Há fatores que impedem (temporária ou definitivamente) uma doação de sangue, determinados pelo Ministério da Saúde. Eles visam a proteção do doador e a segurança de quem recebe o sangue.
O Hemocentro lembra que mulheres podem doar sangue a cada três meses, não ultrapassando três doações anuais. Já os homens podem doar a cada dois meses, não ultrapassando quatro doações anuais.
A Prefeitura Municipal de Veranópolis, através da Secretaria da Saúde, agradece a toda população pela intensa procura para doação. A doação é um gesto humanitário de solidariedade, cidadania, amor ao próximo e bem-estar coletivo. Doar sangue dura poucos minutos e é suficiente para salvar várias vidas.

 

 

 

Fotos: Caroline Cesca

Compartilhe
nas redes