Dia Municipal de Resiliência é lançado oficialmente

postado dia 14/10/2021

Na manhã de quarta-feira, 13 de outubro, aconteceu o lançamento oficial do Dia Municipal da Resiliência, instituído pela Lei Municipal nº 7.707, de 09 de setembro de 2021. Promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Habitação e Longevidade, o evento aconteceu na Casa da Cultura Frei Rovílio Costa, com transmissão pelo Facebook da Prefeitura de Veranópolis.
A Secretária Fabiane Parise iniciou os pronunciamentos relatando como o Programa Veranópolis Cidade Resiliente iniciou. “O programa emergiu em seu melhor momento. Pensado ao longo de 2019 e planejado em 2020, com o advento da pandemia da COVID-19, tornou-se uma ferramenta de autoconhecimento e possibilitou experiências grandiosas, que hoje já podemos vislumbrar os resultados”. Além disso, a Secretária explicou aos presentes as fases do Programa e seu plano de ação, a ser executado no período de 2020 a 2024, envolvendo as áreas urbanas e rurais, em diversos âmbitos.
Em sua fala, a vereadora Adriane Parise, responsável pela indicação da Lei, reforçou a importância do programa para o município, o qual já traz inúmeros resultados, como o artigo científico publicado e a certificação junto a ONU.
A doutora e pesquisadora da ONU, Daniela Gasperin, lembrou o conceito de resiliência, como a capacidade de superação, fortalecimento e adaptação frente a todas as adversidades. “As vulnerabilidades que estamos enfrentando diante do momento delicado da pandemia, faz com que nos coloquem à prova o nosso nível de resiliência. Quando nós falamos em cidades resilientes, nós falamos em comunidades resilientes, em indivíduos resilientes. Nós só conseguimos construir um município que tem uma capacidade de adaptação e superação, a partir do momento que cada indivíduo consiga fazer também essa caminhada de superação e de adaptação.”
“Nós sentimos esse trabalho do Programa Cidade Resiliente como uma forma de aproximar a comunidade da própria gestão do município, como forma de tornar a população mais participativa. Esse projeto, além de preparar a parte da infraestrutura e o aspecto emocional das pessoas frente a qualquer adversidade, certamente vai ser o motivo para que as pessoas também façam parte da solução de todos os nossos problemas”, ressaltou o Prefeito Waldemar De Carli.
O evento teve a participação artística dos músicos Leonardo e Joni Maziero, além da declamação de encerramento do poema “O rio”, do autor Osho, pelo declamador João Batista De Oliveira.
Ao longo do dia, integrantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Habitação e Longevidade estiveram fazendo uma inserção com o público na Praça XV de Novembro, com a entrega de cards com frases de resiliência.

 

Fotos: Caroline Cesca

Compartilhe
nas redes