CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO – 2019

postado dia 09/10/2019

O Ministério da Saúde, juntamente com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, realizará em 2019, a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo, de forma seletiva (avaliação da situação vacinal e vacinação conforme o calendário do Programa Nacional de Imunizações) para crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) e adultos jovens de 20 a 29 anos, a fim de interromper a circulação do vírus do sarampo e proteger os grupos mais acometidos pela doença no País.
O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças menores de cinco anos de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias.
A estratégia de vacinação será realizada em duas etapas considerando períodos específicos para a mobilização da população para a vacinação:

Primeira etapa
No período de 07/10 a 25/10, será realizada a vacinação das crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) não vacinadas. O dia D, de mobilização nacional, será 19/10.

Segunda etapa
No período de 18/11 a 30/11, será realizada a vacinação de adultos jovens na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. O dia D, de mobilização nacional, será 30/11.

Nesta campanha os pais e responsáveis são atores sociais importantes no processo de controle dessa doença e devem comparecer aos serviços de vacinação com suas crianças, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro.
A Secretaria Municipal da Saúde reforça aos pais ou responsáveis, que levem as carteiras de vacinação à unidade de saúde, para avaliação da situação vacinal e atualização se necessário.