Programa de análise de solo e foliar

postado dia 18/08/2021

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o escritório municipal da EMATER/RS Ascar, está lançando mais um programa para contribuir com a produtividade dos agricultores veranenses.
O programa de análise de solo e de tecido vegetal (foliar) estará disponível a partir da próxima segunda-feira, 23 de agosto, com o subsídio de 50% do valor pelo Poder Público, restando os outros 50% responsabilidade do produtor.
A análise de solo é o principal instrumento para o diagnóstico da fertilidade do solo, permitindo a recomendação das quantidades de adubos e calcário necessárias para obter rendimentos elevados das culturas. A recomendação das quantidades corretas a serem adicionadas ao solo depende da adoção de procedimentos adequados de coleta de amostras de solo, de forma que estas sejam representativas da área a ser cultivada.
Já a análise foliar tem o papel de verificar quais nutrientes estão em falta ou em excesso nas plantas, tendo como base padrões pré-estabelecidos. Permite ainda, distinguir sintomas provocados por agentes patogênicos, daqueles provocados por nutrição inadequada.
A análise de solo terá um custo de R$ 17,50 ao produtor e a análise foliar de R$ 25,00. Todas as amostras serão coletadas pela EMATER.
Maiores informações com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, pelo fone (54) 3441-1477, ramal 2008, ou com o escritório da Emater pelo fone (54) 3441-1162.

Compartilhe
nas redes