Berço Nacional da Maçã

A história começou com o agricultor José Bin, que comprou uma maçã vinda da Califórnia, em 1935. Ele plantou na comunidade de Lajeadinho, em Veranópolis, cinco sementes e conseguiu que um pezinho sobrevivesse, o qual, após enxerto, produziu uma qualidade especial de maçã, que não murchava e não perdia peso depois de muito tempo guardada. Com o passar do tempo, José Bin foi multiplicando a macieira e dela fazendo novos enxertos, distribuindo para seus vizinhos, começando assim a surgir pomares desta variedade, denominada Maçã José Bin.

Em 1960, a comunidade de Lajeadinho teve a iniciativa de realizar a 1ª Festa da Maçã, obtendo muito sucesso, já que o cultivo da maçã ganhava espaço no setor agrícola. Iniciando como festa local, que acontecia no Distrito, o evento cresceu e em 1976, com a presença dos então Presidente da República Ernesto Geisel e Governador do RS Sinival Guazelli, aconteceu a 1ª Festa Nacional da Maçã (Femaçã).

Por ser pioneiro no cultivo da maçã no Brasil, hoje Veranópolis é conhecido como Berço Nacional da Maçã e a Femaçã – hoje Feira Nacional da Maçã e Agroindústria de Veranópolis - tornou-se uma festa tradicional no calendário da região, mostrando para todo o Brasil o potencial turístico e empresarial do município.

 

Saiba mais em www.femaca.com.br.

 

 

 

ROTA SEGREDOS DA MAÇÃ

Histórias, sabores e encantos do Berço Nacional da Maçã

 

O espaço rural e sua gente simples e acolhedora guardam os segredos da longevidade, da religiosidade, da gastronomia e de uma história semeada por muitas mãos.

É assim que a Rota Segredos da Maçã revela e compartilha com os visitantes estas histórias preservadas com muito carinho realçadas pelos sabores, pela arquitetura e pelos encantos do ambiente natural encontrados nos caminhos do Berço Nacional da Maçã

 

“Veranópolis erguida em pleno céu, como um ninho. Os pomares nos acenam com seus braços plurais.” (Mansueto Benardi)

 

Vivencie a energia que transformou a semente do paraíso da longevidade.

 

Conheça as atrações desta Rota em: http://www.veranopolis.rs.gov.br/secretarias/28/turismo-e-cultura/261/rota-segredos-da-maca 

Vídeos
Veranópolis - Terra da Longevidade e Berço Nacional da Maçã
Compartilhe
nas redes