Gemellaggio
Italianos em Veranópolis em 2012

O que é Gemellaggio

Gemellaggio é um acordo estabelecido entre cidades ou países de um mesmo Estado ou de nações diferentes, por vezes, distantes uns dos outros, mas que possuem, em suas histórias ou origens, pontos comuns que se identificam. Esse acordo facilita o acesso a informações, troca de experiências, elaboração de projetos e cooperação política, econômica e cultural. Em português significa “Cidades-Irmãs”.
Historicamente o gemellaggio entre as cidades nasceu após a segunda guerra mundial, quando os povos do continente Europeu sentiram a necessidade de se aproximar uns dos outros e trabalhar juntos para reconstruir a paz. Naqueles anos os primeiros contatos consistiam essencialmente na troca de experiências no âmbito da vida local. Hoje os gemellaggios se multiplicaram e assumiram a dimensão de um verdadeiro movimento que liga as cidades de vários países a uma densa rede de cidadãos organizados.
As nações mais ativas no campo do gemellaggio são a França, Alemanha, Itália, Polônia e Reino Unido.

 

Quais os objetivos do Gemellaggio

Entre os principais objetivos estão a realização de intercâmbios de informação sobre o estado atual e sobre o desenvolvimento sócio-econômico das comunidades envolvidas, em particular no âmbito agrícola, ambiental, turístico, sanitário, escolar e administrativo; o estudo das possibilidades de formação de profissionais, trabalhadores, professores e jovens no âmbito lingüístico, histórico e cultural e para a formação de administradores para gestão de território.

 

 

Gemellaggio de Veranópolis com cidades italianas
A Prefeitura de Veranópolis possui um acordo firmado com Porto Viro desde 2002. Em 2015, foram iniciadas as tratativas de um novo intercâmbio com a cidade de Rosà, província de Vicenza.

 

Abaixo, para download, o arquivo de origem do acordo firmado com Porto Viro em 2002, e a apresentação feita pela comitiva veranense em 2015, à empresários italianos de Rosà, sobre investimentos no Brasil.

Compartilhe
nas redes